Foto: Freepik
Confira dicas para trazer o melhor das madeixas em cada curvatura
A valorização dos cabelos naturais segue em alta e movimenta o mercado de beleza com cada vez mais opções de produtos e técnicas pensadas para diferentes tipos de curvatura. A tendência acompanha um movimento mais amplo de aceitação da textura original dos fios e da busca por rotinas de autocuidado mais realistas e sustentáveis.
Para quem deseja assumir ou manter o visual natural, compreender as necessidades de cada tipo de cabelo é o primeiro passo para garantir saúde, definição e brilho. Assim, confira abaixo algumas dicas de como cuidar melhor das madeixas naturais.
Cabelos lisos (1A, 1B, 1C)
Os fios lisos costumam ter mais facilidade para distribuir a oleosidade natural, o que pode resultar em aparência pesada quando há excesso de produtos. A recomendação é apostar em shampoos que limpam bem, preferencialmente naqueles equilibrados com ativos que também tratam , e em condicionar apenas no comprimento. Finalizadores em textura fluida ajudam a evitar acúmulo e o aspecto pesado. A hidratação semanal mantém o brilho sem comprometer o movimento.
Cabelos ondulados (2A, 2B, 2C)
A ondulação tende a perder definição com facilidade, especialmente em climas úmidos. Para preservar o formato, técnicas de finalização como a fitagem pode ser uma grande aliada. Produtos em gel ou mousse leve ajudam a estruturar as ondas sem rigidez. É importante evitar excesso de peso, o que pode deixar o fio esticado e priorizar a nutrição regular para reduzir o frizz.
Cabelos cacheados (3A, 3B, 3C)
Com maior tendência ao ressecamento, os cabelos cacheados respondem bem a rotinas que focam em nutrição e acidificação. Cremes de pentear mais densos ajudam a definir os cachos e diminuir o frizz, enquanto técnicas como a fitagem detalhada permitem alcançar formatos mais uniformes e cachos brilhantes. Selar as pontas com óleos vegetais também contribui para reduzir a quebra e manter o brilho.
Cabelos crespos (4A, 4B, 4C)
Os crespos possuem curvatura intensa e, por isso, demandam atenção especial à reposição de óleo e água. Produtos altamente hidratantes e nutritivos, como máscaras ricas em manteigas vegetais, são fundamentais para manter maciez e elasticidade. A finalização pode incluir cremes de textura espessa ou leave-ins concentrados. Técnicas protetoras, como tranças, coques e twists ajudam a preservar os fios no dia a dia e diminuir o atrito. O desembaraço deve ser feito sempre com os fios úmidos ou com creme para evitar quebra.
Rotina natural mais prática e personalizada
Assumir a curvatura natural também significa experimentar até encontrar a combinação ideal de produtos, técnicas e frenquência. Observação, constância e adaptação são fundamentais para entender como cada fio responde. Seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, o movimento atual reforça que cuidar da textura original é uma forma de valorizar identidade, conforto e autenticidade.
Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário