CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Encontro Nacional das Polícias Legislativas





DURANTE O ENCONTRO NACIONAL DAS POLÍCIAS LEGISLATIVAS, NESTA SEXTA-FEIRA, NA ALEGO, REPRESENTANTES DA CATEGORIA SE REUNIRAM PARA DEBATER TEMAS CONSIDERADOS IMPORTANTES PARA OS PROFISSIONAIS, COMO PLANO DE PREVIDÊNCIA E PORTE DE ARMA.



A Assembleia Legislativa sediou, nesta sexta-feira, o Encontro Nacional das Polícias Legislativas, que se realizou durante os períodos da manhã e da tarde. Pela manhã foi realizada uma sessão especial de homenagem a profissionais da categoria e apoiadores. À tarde, representantes da categoria se reuniram para debater temas como plano de Previdência e porte de arma. 
O evento, realizado no Dia do Policial Legislativo, contou com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Roraima, Câmara Federal, Senado e de Goiás. Outros homenageados foram os presidentes das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e da Bahia, Marlon Santos e Cristiano Piola, respectivamente, que foram eleitos deputados federais em outubro passado e neste ano criaram as respectivas policias legislativas de seus Estados.
Presidente da União Nacional dos Policiais Legislativos (Unipol), o servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Clayton Barros, considera que o encontro correspondeu às expectatias.
Clayton destaca o apoio da Casa para a realização do evento, com a presença do seu presidente, deputado José Vitti (PSDB). Também elogiou a participação de outras autoridades como o secretário estadual de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.  
Entre as principais reivindicações da categoria em todo o País, Clayton destaca a realização de concursos públicos para que, entre outros motivos, os policiais legislativos tenham os mesmos direitos de outros servidores efetivos. Ele lembra que Goiás já tomou a iniciativa e está com certame em andamento.
Ramon Hildebrando, policial legislativo de Minas Gerais, destaca a importância do plano de aposentadoria e do porte de armas entre os itens da pauta de reivindicações da categoria. “Nossa polícia é relativamente nova, está em constante desenvolvimento e foi solidificada na Constituição de 1988. Essa questão da Previdência nós estamos acompanhando há vários anos, fazendo trabalhos junto ao Congresso Nacional. Mesmo assim, somos a única polícia do País que não está contemplada nessa reforma da Previdência. Com esse novo governo, estamos com a expectativa de que isso possa acontecer”, assinala.
Com relação ao porte de armas, Ramon assinala que é uma reivindicação antiga da categoria. “É quase inimaginável prestar um serviço de segurança para outra pessoa nesse País sem estar armado”, enfatiza.
Vice-presidente da Unipol, Nelson Moreno afirma que a homenagem e o encontro realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás conta pontos para toda a categoria. “Eventos como estes são sempre importantes, pois mostra a cara do Poder Legislativo. A gente busca sempre o reconhecimento e a independência do Poder Legislativo também. Então, a gente fica feliz por estar sendo reconhecido. A gente está buscando isso no Brasil inteiro”, observa.
 Sessão especial
A sessão especial em homenagem a policiais legislativos e apoiadores da categoria, realizado no Plenário Getulino Artiaga, foi uma iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB). O presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), participou da sessão como presidente da Mesa, juntamente com Helio de Sousa, o qual já recebeu homenagem da Polícia Legislativa da Alego por ser autor do projeto de Lei nº 427/16 que criou o Dia do Policial Legislativo de Goiás.
Além deles, fizeram parte da mesa de trabalhos: secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior; secretário da Polícia Legislativa da Alego, José Luzia de Almeida; diretor da Polícia Legislativa do Senado Federal, Pedro Ricardo Araújo Carvalho; diretor de Tecnologia e Gestão da Alego, Leonardo Rassi; chefe da Assistência Militar na Casa, Tenente Coronel Franco; Chefe da Seção de Policiamento, Informações e Controle Operacional da Alego e presidente da União Nacional de Polícias Legislativas do Brasil (Unipol), Clayton Moraes Barros.
Também estiveram na mesa o presidente do Sindicato dos Servidores da Alego, Euclides Oliveira Franco; presidente da Associação dos Policiais Legislativos do Congresso Nacional, Wallace França de Melo; presidente da Associação dos Policiais Legislativos de Goiás, Wagner Alves Arantes; e o diretor de Gestão de Pessoas da Casa de Leis, Tasso Honorato Júnior.
Helio de Sousa destacou que os policiais são peças fundamentais para o funcionamento da Casa de Leis. Observou que cerca de mil cidadãos estão circulando diariamente nas dependências da Alego, e a Polícia Legislativa desempenha papel importante na proteção destes.
“Há dois anos criamos o Dia Estadual desse profissional, devido aos relevantes serviços prestados, não só aos funcionários da Assembleia, mas a todos os cidadãos goianos que nos visitam ao longo do ano", disse.
Presidente da Associação dos Policiais Legislativos do Congresso Nacional, Wallace França de Melo discursou durante a sessão especial para agradecer em nome de todos os policiais que receberam a honraria e também para enaltecer o trabalho realizado por eles. “A expressão ‘policial legislativo’ traz uma carga, um dever. Muito policial não sabe disso, mas está descobrindo no dia a dia”, afirmou.
Além disso, Wallace destacou que a principal função do policial legislativo é institucional e, dessa forma, fortalece o Poder. “Essa polícia não só protege a Casa, mas também a independência do Poder. Uma polícia legislativa forte mantem um Poder Legislativo forte”, finalizou.
Fonte:https://portal.al.go.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário