CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Escolhido novo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás

28 eleio novos dirigentes do tjgo-ws 01.jpg




Por maioria de votos (27), o desembargador Walter Carlos Lemes, atual corregedor-geral da Justiça de Goiás, foi eleito nesta quarta-feira (28) pelo Tribunal Pleno (composto pelos 36 desembargadores que integram o órgão), presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para o Biênio 2019/2021. A sessão solene e aberta foi realizada no Plenário do Órgão Especial. Juntamente com o desembargador Walter Carlos Lemes, foram eleitos também os desembargadores Nicomedes Domingos Borges (30 votos) para vice-presidente, e Kisleu Dias Maciel Filho (30 votos) para o cargo de corregedor-geral da Justiça. A posse dos novos dirigentes do Tribunal goiano ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2019. Também concorreu à presidência do TJGO a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, que obteve 8 votos.
Com 37 anos de exercício da magistratura, o desembargador Walter Carlos expressou imensa satisfação e alegria pela confiança depositada nele pelos colegas e afirmou que pretende retribuir à altura. O próximo presidente do TJGO elogiou a desembargadora Nelma Perilo e disse que espera contar com o apoio dos colegas, firmando o compromisso de primar por uma administração moderna, transparente e dinâmica. "Me sinto extremamente honrado por ter sido escolhido pelos meus pares para essa missão tão gratificante e maravilhosa que é a Presidência do TJGO. Minha intenção é atuar sempre em conjunto, pois acredito que com a união de esforços é possível promover as mudanças necessárias. Assumo aqui na presença de todos o compromisso de administrar este Tribunal pautado na modernidade, na transparência e na celeridade. Agradeço a todos que me acompanharam e primeiramente a Deus que me permitiu chegar até aqui", emocionou-se. 
Também é do seu pensamento a perfeita harmonia entre os Poderes, cuja premissa básica é o respeito e o diálogo. "Pretendemos estabelecer relações harmônicas com todos os Poderes na nossa gestão, pois acredito que somente assim será possível alcançar resultados efetivos, valorizando, antes de tudo, o diálogo aberto e o respeito", frisou. Primando por uma conduta sempre respeitosa, a desembargadora Nelma Perilo agradeceu os desembargadores que votaram nela e também aqueles que não votaram ao ressaltar a importância de se viver em uma democracia, onde cada um tem a opção de escolha. Também desejou ao desembargador Walter sucesso na gestão. "A democracia deve ser respeitada sempre e, por essa razão, acato tranquilamente a opção da maioria. Desejo ao desembargador Walter Carlos muito sucesso na sua gestão. Que sua caminhada seja serena, de paz, com as bençãos de Deus", almejou. Tanto o desembargador Nicomedes Borges quanto o desembargador Kisleu Maciel também fizeram questão de agradecer aos colegas pela confiança depositada, após a votação.
Atual corregedor-geral da Justiça de Goiás, cargo que assumiu em 1º de fevereiro de 2017, o desembargador Walter Carlos Lemes tem 71 anos (nasceu em 11 de abril de 1947), e é natural da cidade de Bela Vista de Goiás (GO). Formado no curso de Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1974 é também especialista em Direito Agrário, Civil, Teoria Geral do Direito, Penal, Processual Penal e Constitucional. Tornou-se juiz em 21 de dezembro de 1981, completando, assim, 37 anos de exercício da magistratura. Nesse cargo, atuou primeiramente em sua cidade natal e também nas comarcas de outros municípios da Região da Estrada de Ferro, a exemplo de Vianópolis. Como juiz respondeu também por Caiapônia (cidade onde estabeleceu grande laço afetivo), Piranhas, Jataí, Itumbiara e Iporá. Na capital, prestou auxílio na 1ª Vara de Família e na 5ª Vara Criminal, atuou como juiz titular na 7ª Vara Criminal e na 10ª Vara Cível. Posteriormente, auxiliou na implantação do então 2º Juizado Especial de Pequenas Causas, demonstrando, assim, seu perfil de conciliador nato.
Em 29 de dezembro de 2003, pelo critério de merecimento, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e é integrante atualmente da 3ª Câmara Cível. O magistrado também foi designado para exercer o cargo de juiz eleitoral da 126ª Zona Eleitoral de Goiânia em 1996, quando deu início à luta pela moralização da propaganda eleitoral, que culminou na proibição de cartazes e faixas instalados em postos e nas vias públicas, em cumprimento à Lei Eleitoral, resultando, assim, em um trabalho arrojado e inovador. Nos anos de 2001 e 2002 foi designado para ser juiz eleitoral da 51ª Zona Eleitoral de Santa Cruz de Goiás.
De 2012 a 2014, respondeu como 2º substituto pela vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e pela Corregedoria Regional Eleitoral, chegando a presidir o órgão no biênio 2014/2016, onde implementou diversas ações de cunho moderno e inovador como a inauguração da Central de Atendimento ao Eleitor de Goiânia, espaço destinado para o atendimento ao público com ambiente climatizado para a realização de cadastramento biométrico dos eleitores. A iniciativa serviu de modelo para vários Estados do País e Goiás teve destaque nacional no que tange à biometria.

Walter Carlos também assumiu a vice-presidência da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) de 2010 a 2012 e a Diretoria Financeira da entidade de 2012 a 2015. Participou de vários cursos, congressos, ciclos de palestras, obtendo destaque especial no 1º Congresso Internacional da Associação dos Magistrados Brasileiros que foi realizado no Canadá nos meses de abril e maio de 2016. Pelos relevantes serviços prestados ao município de Doverlândia (distrito judiciário de Caiapônia) recebeu ainda, em agosto deste ano, o Título de Cidadão Doverlândense, cujo projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa para a concessão da honraria.
Paralelamente à atividade judicante, exerce sua outra paixão: a literatura. É escritor e membro-fundador da Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências. Já publicou o livro "Janelas do tempo", onde faz uma narrativa do jocoso universo da prosa caipira do Geraldinho 'contador de causos'. Sua outra obra "Bola de Meia" já está a caminho do forno editorial. Walter Carlos é casado com Maria da Conceição Machado Lemes, conhecida carinhosamente como Mariazinha, com quem teve quatro filhos: Walter Carlos Lemes Júnior, Rômulo Machado Lemes, Wagner Machado Lemes e Ricardo Machado Lemes. É também avô de Pedro Henrique, David e Laura.
Vice-presidente e corregedor
O desembargador Nicomedes Domingos Borges (foto à esquerda), que ocupará a vaga de vice-presidente do TJGO no próximo biênio, tomou posse no cargo  em 15 de abril de 2013 ao assumir a vaga do quinto constitucional destinada à advocacia no lugar do desembargador Paulo Teles, que, na época, se aposentou. Com 15 anos dedicados à advogacia no Sul do Estado, Nicomedes tem 65 anos e é natural de Itumbiara. Com perfil conciliador, Nicomedes tem como foco a  atuação na celeridade processual e acabou mesclando a experiência de vida jurídica com a profissional, o que serviu de exemplo para os Tribunais brasileiros. 
Natural do Rio de Janeiro, filho de Kisleu Dias Maciel e Nelly Botinha, o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho (foto abaixo à direita), que será o novo corregedor-geral da Justiça, veio com os pais para Goiás, com apenas um ano de idade, onde passou a maior parte de sua infância e adolescência. Conhece bem o interior do Estado de Goiás, pois o percorreu acompanhando seu pai, que também foi juiz e fundador da Associação dos Magistrados de Goiás. 
Graduou-se em Direito, pela Universidade Católica de Goiás (UCG), atualmente Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO), instituição pela qual se especializou em Direito Processual Civil. Com mais de 30 anos dedicados à magistratura, Kisleu Maciel ingressou na carreira em 28 de dezembro de 1983, quando foi nomeado juiz para a comarca de Abadiânia, ocasião em que também atuou em Alexânia e Anápolis e, posteriormente, em Rubiataba (1986) e Jaraguá (1987), antes de vir para a Capital (1991), onde presidiu a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).
Em Goiânia, o juiz Kisleu Dias Maciel Filho atuou na 7ª Vara Criminal e, em seguida, na 10ª Vara Cível. No dia 27 de agosto de 2004. Chegou ao Tribunal de Justiça de Goiás pelo critério de merecimento onde, atualmente, integra a 4ª Câmara Cível, a 2ª Seção Cível e a Corte Especial. Atua no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) desde 2013, tendo sido eleito Corregedor Regional Eleitoral no biênio 2014/2016 e presidente do órgão no biênio 2016/2018. É casado com a advogada Regina Célia Licínio de Miranda Dias Maciel, com quem tem três filhos: Jamayra Licínio de Miranda Dias Maciel, Rodrigo Licínio de Miranda Dias Maciel e Rogério Licínio de Miranda Dias Maciel.
Retidão de caráter, dinamismo e humildade formam o tripé que define o perfil do próximo presidente do TJGO  
Uma trajetória marcada por muita força de vontade, dedicação, retidão de caráter e humildade que começou ainda no berço. Assim pode ser definida a história de vida do atual corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e próximo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás pelo biênio 2019/2021, desembargador Walter Carlos Lemes.
O sorriso doce, o jeito tranquilo e, ao mesmo tempo, muito célere, impaciente, de quem não gosta de nada para depois, o abraço acolhedor, marcado pela jovialidade e pelo bom-humor, além das portas sempre abertas do seu gabinete para atender qualquer cidadão, escondem uma história de vida repleta de sacrífícios e privações, de quem nunca perdeu a fé e jamais se desviou do caminho do bem, galgando cada degrau com muita honestidade e trabalho árduo, sem se entregar ao pesado ônus que lhe afligia. Mesmo tendo origem extremamente humilde, filho de pais analfabetos, o belavistense nato nunca se curvou diante das dificuldades impostas no caminho que trilhou com lutas diárias desde a infância dura quando tinha que trabalhar com a enxada aos 7 anos para ajudar o pai, na roça.
Foi a fome que muitas vezes permeou seu dia a dia, pois quando veio para Goiânia no intuito de tentar ingressar no curso de Direito fazia apenas duas refeições: comia metade de um pão no almoço e a outra metade no jantar. Entregava jornais por toda a cidade, andava a pé quase o dia todo com um único par de sapatos furado por baixo. "Eu colocava papelão dentro dos sapatos para conseguir continuar caminhando, ás vezes sentia muita fraqueza porque andava praticamente a cidade inteira a pé e comia somente duas vezes por dia", conta, ao relembrar os tempos duros.
Paixão e amor para toda a vida   
O quartinho simples alugado em uma pensão da capital tinha sempre as luzes acesas, enquanto todos dormiam, pois foi nos estudos que encontrou forças para continuar seguindo em frente. A paixão pelo Direito nasceu quando ele ainda era um menino e espiava as sessões do júri pela janela do fórum de Bela Vista de Goiás, sua cidade natal. "Um dia vi um debate entre o promotor e a defesa de um réu e disse para mim mesmo eu era aquilo que queria fazer. Acho que essa missão de me tornar um advogado e depois um magistrado já estava imbuída em mim", relatou. No entanto, antes disso, o destino lhe reservava outra surpresa, uma outra paixão, um amor para toda a vida, quando na década de 60 conheceu sua esposa e companheira de vida, Maria da Conceição Machado Lemes, a 'Mariazinha', com quem namorou por quatro anos e se apaixonou à primeira vista quando a viu passar de frente a venda que frequentava com assiduidade na sua cidade.
Foi ela a grande incentivadora de Walter Carlos, conhecido como 'Waltinho', para que prestasse o concurso público para a magistratura mesmo quando já se encontrava em uma situação financeira estável, após se  formar e ser aprovado em um concurso para ser bancário (acabou sendo promovido internamente para adminstrativos cargos de chefia diversas vezes pela extrema competência e sagacidade), além do exercício posterior da advocacia. "Mariazinha foi meu esteio inquebrantável para que nunca desistisse dos meus sonhos, para que fizesse meu ingresso na magistratura com louvor. Tínhamos chegado de viagem, por meados de 1980, e vimos que estava aberto o concurso para a magistratura em Goiás. Logo, ela me apressou e me incentivou a prestar o certame. Resolvi arriscar e acabei sendo aprovado entre os primeiros colocados", lembrou.            
A superação e o alcance da magistratura
Quando em 1981 tomou posse como juiz na sua própria cidade, Bela Vista de Goiás, Walter Carlos continuou a enfrentar dificuldades, desta vez de natureza estrutural, uma vez que o Judiciário no interior dispunha de poucos recursos. "As adversidades nunca me detiveram, segui em frente, dei o meu melhor, trabalhando duro e procurando ajudar em todos os sentidos a população belavistense, sempre acreditando que a Justiça é um instrumento de harmonia social, o último recurso para a solução dos conflitos das relações humanas.  São os traçados de Deus e me sinto hoje um homem plenamente realizado e feliz", frisou.
Sempre promovido pelo critério de merecimento para as comarcas onde atuou como Vianópolis, Caiapônia e, na sequência Goiânia, Walter Carlos é um adepto da conciliação e da era da informatização. De acordo com ele, nada é possível sem o diálogo franco e aberto, sem uma integração entre os Poderes. "Em todas as comarcas por onde passei procurei implementar o espírito conciliador, muito antes de se pensar na existência do Conselho Nacional de Justiça, que surgiu anos depois e encampou a ideia, embora o Tribunal goiano sempre tenha sido pioneiro nesta seara. Por outro lado, quando iniciei na magistratura a informatização dos trabalhos era um sonho longínquo e hoje é um caminho sem volta. Precisamos estar atentos às mudanças e nos adequarmos a essa realidade, da qual, confesso, sou grande entusiasta. Minha experiência na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás com o aprimoramento e a expansão da biometria me mostraram que é possível uma real transformação também no Judiciário", realçou.    
A chegada ao topo da judicatura
Desprovido de vaidades, no ano de 2003, o juiz Walter Carlos Lemes, também por merecimento após votação unânime do colegiado, chega ao auge da carreira na magistratura: a promoção para o cargo de desembargador. Seu apurado senso de justiça aliado à sua retidão de caráter e ao seu trabalho sensível e humano, fizeram dele um dos desembargadores mais respeitados entre os pares, magistrados, servidores e jurisdicionados. Em 1º de fevereiro de 2017, assume novo desafio: a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, tarefa que considera gratificante, mas árdua e, por vezes, dolorosa.
"Trago comigo virtudes e defeitos que me fizeram atingir o topo da minha carreira na magistratura. Assumir a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás foi, em dúvida, um dos meus maiores desafios. Temos hoje um papel de natureza orientadora, contudo existem casos que exigem firmeza. Não é simples, pois lidamos com situações complexas, melindrosas e adversas que envolvem colegas da magistratura. Contudo, estou convicto de que fizemos o nosso melhor, aperfeiçoamos e modernizamos os serviços, analisamos cada caso com o critério necessário, implementamos iniciativas inovadoras como a criação do Banco de Projetos Sociais. Estou convicto de que estamos deixando um bom legado para o colega que nos sucederá", evidenciou.   
É justamente com esse perfil humanizado apurado, que prima pela humildade e pela ausência de vaidade, superando toda e qualquer dificuldade imposta ao longo do seu caminho, tantas vezes permeado por espinhos, que o desembargador Walter Carlos chega hoje ao posto mais alto da sua trajetória judicante: a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que estará sob o seu comando no biênio 2019/2021.
Ele acredita que as ações positivas em andamento devem ser mantidas e incrementadas, mas quer deixar sua marca indelével para a implantação de uma Justiça mais moderna, eficiente, transparente, célere e, sobretudo, mais humana e voltada para quem necessita.  “Eu quero ser o motor desse novo tempo na Justiça. Vamos buscar a união de todos, a harmonia social, sem olhar para as diferenças. Sei que o Criador tem um propósito maior em tudo isso e ele é a minha bússola contínua.  Eu sempre digo que aprendi na vida que só o trabalho e a dedicação fariam realizar meus sonhos. Foram meus pais, mesmo extremamente humildes e analfabetos, que me ensinaram o valor dos príncípios, da honestidade, que deve estar acima de tudo", enfatizou, usando expressões que só o seu coração explica. 
Fonte;Diário de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário