quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Unidades de Saúde têm bom atendimento em Águas Lindas


O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango deu um impulso significativo no setor de saúde do município em menos de nove meses de gestão. Ao assumir o cargo no dia 1° de janeiro a nova  administração encontrou Postos de Saúde fechados e atendimento reduzido na Policlínica e Hospital Municipal Bom Jesus.
DSCN2101Hoje, o município conta com equipes completas nos postos de saúde (ESF): médicos, enfermeira, dentista e auxiliares, farmácia devidamente abastecida com diversos medicamentos. Além da criação da Farmácia 24 horas, que atende a população dia e noite. Houve melhora também na qualidade dos atendimentos a comunidade com novos instrumentos de trabalhos dos profissionais de saúde.
Foram feitas novas adaptações nas unidades de saúde, bem como a lotação de profissionais capacitados para o pronto atendimento.  “Encontramos as unidades de saúde em estado precário, com quadro irregular de funcionários e sem condições de atendimento a comunidade, hoje todas as unidades estão completas em seu atendimento” declarou o secretário de Saúde Willem Madison.
A diretora da Atenção Primaria Judith Martins diz que há atribuições específicas para cada profissional. “Estamos fazendo com que estes servidores  trabalhem  com mais afinidade em prol da saúde da população”, completa a diretora. Nos postos, equipes de saúde desenvolvem diversas atividades, inclusive domiciliares junto à comunidade e com grupos de terceira idade.
Construção da UPA
O prefeito Hildo do Candango garante para os próximos dias o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Águas Lindas. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Saúde, mas estava prestes a ser cancelado por falta de interesses da Gestão anterior. Após várias incursões de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, orientados pelo prefeito, finalmente Hildo recebeu a  garantia de execução do projeto.
Para o prefeito a UPA  vai beneficiar e muito ao povo, com descentralização de demanda para o Hospital Bom Jesus para as Unidades de Saúde. Assim as equipes dos postos terão mais oportunidade de dedicarem-se integralmente à saúde dos moradores de cada bairro.
A UPA é uma unidade não-hospitalar que visa a atendimentos de urgência e emergência, focando pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos. Com funcionamento 24 horas, e intuito de descongestionar os serviços de urgências dos hospitais de referência, além de facilitar e qualificar o acesso do usuário aos serviços nas proximidades da residência.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário