CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

terça-feira, 22 de setembro de 2015

DF declara estado de emergência por baixa umidade do ar


Durante toda essa semana, a tendência é que o tempo permaneça quente e bastante seco
Douver Barros
douver.barros@jornaldebrasilia.com.br 

 
Em consequência da baixa umidade relativa do ar, o Distrito Federal declarou estado de emergência. Nos últimos dois dias, foi registrado 11% de umidade do ar, índice bem abaixo do considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é acima dos 30%. Durante toda essa semana, a tendência é que o tempo permaneça estável e bastante seco. 
 
Conforme afirmam especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco predomina em grande parte do país. Com isso, não deve chover nos próximos dias. "Essa massa de ar seco inibe a formação de nuvens e eleva as temperaturas, baixando a umidade", afirma o instituto.  
 
No entanto, pode haver mudança no fim de semana. "Provavelmente, o tempo mude no fim da tarde de sábado, provocando chuva em áreas isoladas, que pode se estender até domingo".  
 
A previsão média para toda a semana é de céu claro a parcialmente nublado e com névoa seca. A temperatura mínima é de 16ºC e a máxima de 34ºC. Já a umidade relativa do ar pode oscilar entre 15% e 55%. 
 
Alerta 
A Defesa Civil alerta para os cuidados a serem tomados durante esse período crítico de secura, como evitar exposição ao sol e a prática de exercícios físicos entre às 10h e 16h, ingerir líquidos com frequência e hidratar a pele com cremes específicos. Além disso, é recomendável o uso de aparelhos umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água no interior dos ambientes. 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário