Comparando com o primeiro quadrimestre de 2013, a corporação elevou em 47,2% o número de operações em todo o Estado. Ações preventivas contribuíram com a redução na quantidade de roubos e aumento de apreensões de armas de fogo e drogas
Goiânia, 5 de maio de 2014 – Para reforçar a segurança da população em todo o Estado, a Polícia Militar investe em ações de prevenção e combate à criminalidade. Dados disponibilizados na última sexta-feira, 2, pelo Comando de Tecnologia da Informação (CTI), apontam crescimento de todos os principais indicadores de produtividade da corporação.
Nos primeiros quatro meses deste ano, a Polícia Militar deflagrou 14,4 mil operações e realizou mais de 188 mil abordagens em Goiás. Comparando com mesmo período de 2013, a corporação elevou em 47,2% o número de operações. Só em Goiânia, a PM realizou mais de 4 mil operações. As operações policiais englobam bloqueios em vias públicas; saturação em terminais; ações em bares, boates e mocós; combate aos crimes de corrupção, tráfico de drogas e contrabando; fiscalização em rodovias e outras ações preventivas realizadas diariamente pela corporação.
Impulsionado pelo aumento na quantidade de operações e das abordagens policiais, a quantidade de armas de fogo apreendias aumentou 21,9%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de armas de fogo saltou de 841 para 1.025. Em média, a PM retirou de circulação quase nove armas ilegais por dia em diferentes cidades do Estado. Conforme o relatório do CTI, cidades do Entrono do Distrito Federal, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis concentram 63,02% das apreensões.
Durante o trabalho preventivo nos centros urbanos, a Polícia Militar intensificou ainda suas ações para combater o tráfico de drogas. Em quatro meses, foram 2.052 apreensões de entorpecentes. Como parte das ações direcionadas para desarticular quadrilhas de traficantes, a corporação fortaleceu a fiscalização nas divisas do Estado, intensificando as ações do Comando de Operações de Divisas (COD). No primeiro quadrimestre deste ano, a unidade especializada da PM apreendeu mais de 4 toneladas de drogas.
Em 2014, a PM reforçou também as operações para recapturar foragidos da Justiça e intensificou as ações de repressão ao furto e roubo de veículos na capital, cidades da Região Metropolitana e Entorno do Distrito Federal. As ações resultaram na prisão de 1.362 foragidos e contribuíram com a recuperação de 4.762 veículos furtados ou roubados.
REDUÇÃO DE CRIMES
Dados do CTI registram queda em 27% na quantidade de roubos a comércios na capital. No primeiro quadrimestre deste ano, foram 352 casos a menos que os primeiros quatro meses de 2013, período que a corporação registrou 1.302 roubos a estabelecimentos comerciais.
Comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, atribui a redução nos índices de criminalidade ao reforço das ações preventivas realizadas na capital e outras cidades do Estado. Ele destaca ainda a importância do planejamento estratégico e a implantação de programas como o Ronda de Quarteirão.
Na avaliação do coronel Silvio Alves, os resultados alcançados neste primeiro quadrimestre são reflexos dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e das políticas de valorização profissional. Para o comandante-geral da PM, uma das conquistas está na aprovação do projeto de reposição salarial, que eleva em mais de 55,4% a remuneração dos policiais militares.
REFORÇO
Com o início do estágio operacional dos 1,1 mil soldados aprovados no último concurso, a expectativa é de que haja reforço das ações preventivas na capital em outras cidades do Estado. O início do estágio dos novos soldados está previsto para a próxima quarta-feira, dia 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário