segunda-feira, 17 de março de 2025

MÉDICO QUE NÃO COBROU DE PACIENTES HUMILDES POR DÉCADAS RECEBE DELES R$1 MILHÃO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER

 



Em um dos bairros mais carentes de Baltimore, o Dr. Michael Zollicoffer — ou como é carinhosamente chamado, Dr. Z. — é um médico de família que, ao contrário do que muitos imaginam, não é rico em dinheiro. Na verdade, ele diz que está "quase falido", mas isso não o impede de ser um dos médicos mais ricos que você pode encontrar… rico em dedicação e em humanidade.


"Eu simplesmente amo pessoas," disse o Dr. Z.


Essa paixão pelo que faz o torna único e reflete o espírito contagiante que ele espalha por onde passa. Seus pacientes, como Lita Johnson, afirmam: "Ele é inacreditável. Você nunca vai conhecer outra pessoa como ele." E não é só a personalidade que faz o Dr. Z. se destacar… é a forma como ele vê o seu trabalho.


Para o Dr. Z., se você não puder pagar, ele ainda vai te ver. Não importa a situação, ele vai abrir a porta do seu consultório e ajudar quem precisar. 


Por quase 40 anos de carreira, Dr. Z. nunca tirou férias de verdade. Ele está sempre disponível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. "Eu tenho o número do celular dele", diz a paciente Nykidra Robinson. 


Mas, por trás dessa energia e dedicação, Dr. Z. é humano. Alguns meses atrás, ele recebeu o diagnóstico de câncer — renal e retal. E a situação piorou quando ele descobriu que não tinha seguro de saúde devido a um erro de papelada. Ele não tinha como pagar pelos tratamentos de radiação. Mas, como sempre, seus pacientes não o abandonaram.


“O Dr. Z. não vai desistir de nós, então com certeza não vamos desistir dele.”


Eles se uniram e começaram uma campanha de crowdfunding. Quase 1.000 pessoas contribuíram, arrecadando mais de 100.000 dólares para o médico que sempre esteve presente quando precisaram. Ray Beverly resumiu: "O que for preciso para salvar o Dr. Z, faremos."


"Sabe de uma coisa, vou dizer algo que pode parecer loucura pra caramba. Sou grato por ter tido câncer, porque sou o homem mais feliz do planeta, não importa qual seja o resultado. O que mostramos é por que estamos sentados nesta mesa," disse o médico emocionado. "Estamos falando de doação! Eu não consigo sem eles, nem eles conseguem sem mim."


📸: Reprodução / The Healer

       Reprodução / CBS News

Nenhum comentário:

Postar um comentário