CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Educação-- José Eliton anuncia pacote de medidas para Educação de Goiás

Entre novidades está a ampliação do programa Goiás + Enem que vai gerar 40 mil vagas e terá programa de TV voltado para preparação dos concluintes do Ensino Médio
Governador José Eliton durante evento +Educação | Foto: André Saddi
O governador José Eliton (PSDB) esteve nesta quarta-feira (25/4) no ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás – Hugo de Carvalho Ramos para comandar solenidade de lançamento do programa ” + Educação”. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou pacote de medidas que promete inovar e trazer mais qualidade para o ensino do Estado.
Entre as novidades está a ampliação do programa Goiás +Enem, que já existe desde 2013, mas atendia um número limitado de alunos em apenas 29 polos de ensino. A partir de agora, o programa terá 200 polos em todo o Estado, atendendo a 110 cidades.
Além disso, o programa Goiás +Enem na TV vai levar aulas gratuitas com dicas para o Enem através de um programa pedagógico que será transmitido todos os domingos das 10h30 às 11 horas na TV Brasil Central (TBC).
Tecnologia
Durante o evento, o governador José Eliton e o secretário de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) Marcos das Neves, também entregaram 1.806 computadores para 301 escolas de Anápolis, Trindade, Goiânia, Inhumas e Aparecida de Goiânia. Cada unidade de ensino recebeu seis computadores para uso administrativo e para a sala de professores.
A entrega oficializou a conclusão do primeiro de três lotes de computadores que a Seduce ainda vai destinar às escolas até o meio do ano. No total, serão distribuídos 7,5 mil equipamentos, ou seja, seis por escola. Os 26 Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs) espalhados por todo o Estado também serão beneficiados.
A inovação tecnológica na Educação alcançou, com essa novidade, um marco histórico em Goiás. É a primeira vez que o governo estadual destina computadores a todas as escolas da rede pública, proporcionando mais eficiência e velocidade aos processos administrativos.
A entrega dos 7,5 mil computadores integra Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação, lançado em março por Marconi Perillo, José Eliton e Raquel Teixeira, à época governador, vice-governador e secretária, respectivamente. O programa também conta com a capacitação de 1.171 servidores públicos, além do lançamento de aplicativos como o Palma da Mão e o Aprender + Inovação.
Segurança
A segurança nas unidades escolares também ganhou atenção do governo de Goiás. O programa Patrulha Escolar, em parceria com a Polícia Militar, vai garantir que todas as escolas do Estado recebam patrulhas semanais da PM, que passa a acompanhar os problemas que cada unidade enfrenta.
Cerca de 300 escolas localizadas no Entorno do Distrito Federal, consideradas mais vulneráveis, também receberão investimentos em ações de vigilância, monitoramento eletrônico e seguro patrimonial. O custo total será de R$ 12 milhões ao ano.
Caravana Aprender+
Lançada em março deste ano, a Caravana Aprender+ 2018 alcançará 429 unidades escolares em todo o Estado. O programa beneficiará diretamente cerca de 450 mil alunos do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano) e dos três anos do Ensino Médio. A meta é fechar 100% das unidades educacionais até o final do mês de junho.
O material didático, complementar e inovador, será distribuído para todas as escolas com mais de 400 alunos matriculados. Neste ano, as atividades da Caravana Aprender+ foram iniciadas no dia 12 de março pela regional de Rio Verde e já passou por Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Piracanjuba, Bela Vista, Silvânia, Goianésia e Jaraguá. Cada regional atende diversos municípios de Goiás.
Na edição deste ano, o programa traz duas importantes novidades: a possibilidade de o aluno utilizar o próprio exemplar para responder os exercícios propostos – o que representa ganho de tempo e maior comodidade para estudante e professor – e o maior espaço dedicado às competências socioemocionais, conteúdo específico elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Ao todo 10 equipes estarão percorrendo o Estado e realizando as visitas pedagógicas às escolas beneficiadas.
O programa Aprender+ foi lançado em fevereiro de 2017, quando foram entregues gratuitamente 474 mil exemplares do caderno de atividades complementar. Genuinamente goiano, a iniciativa foi idealizada pelo secretário em exercício da Seduce, Marcos das Neves, à época superintendente executivo de Educação, e pela ex-secretária Raquel Teixeira, sendo o principal legado dela à frente da Seduce nesta gestão.

Fonte: Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário