CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 7 de abril de 2018

Discurso de posse Zé Eliton: “Vamos inaugurar o novo tempo novo em Goiás”

Novo governador tomou posse em evento realizado na Alego no sábado (7)
Foto: Governo de Goiás
Zé Eliton (PSDB) tomou posse como governador de Goiás durante cerimônia realizada na manhã do sábado (7/4) na Assembleia Legislativa (Alego). Em seu discurso, agradeceu o seu antecessor, Marconi Perillo, também do PSDB, e destacou os avanços feitos ao longo de seus quatro mandatos.
“Não será fácil sucedê-lo. O seu legado é o legado das grandes realizações, e o seu exemplo é a inspiração que emana dos grandes estadistas”, afirmou.
O novo chefe do Executivo externou seus planos para áreas importantes do Estado, como educação e saúde. “[Vamos] ter o ser humano como foco”, sublinhou Zé Eliton, que garantiu ser um governador presente e estar pronto para o desafio.
Por fim, Zé Eliton ressaltou que será inaugurado, em Goiás, um “novo tempo novo”. “Com esperança, sonhos e coragem. Com foco nas pessoas, garantindo a todos, onde quer que tenham nascido nesse chão goiano, o direito elementar de terem oportunidade.”
Confira abaixo o discurso na íntegra:
Senhoras e senhores,
A democracia é celebrada em cada gesto de respeito, de compreensão, de diálogo. A democracia vive onde moram as liberdades, onde prospera a tolerância, onde floresce a razão.
Em cada eleição, em cada posse, verificamos o princípio fundamental do que entendemos por democracia que é o fato de que “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”.
Só a democracia permite que alguém que não nasceu em berço de ouro, que não pertence a famílias oligárquicas, que vindo do interior, estudante de escola pública, possa, pelo seu esforço, ascender na vida, dirigir os destinos de um município, de um estado, de uma nação.
É só pela democracia que hoje estou aqui para assumir com o povo goiano, e aos olhos desta augusta Casa, o compromisso de honrar, dignificar e defender com minhas ideias, decisões e meus atos a grandiosa missão que é governar Goiás.
Venho de uma longa caminhada que tem origem em Rio Verde, onde nasci, passou por Posse, onde cresci, e se assenta nos outros 244 municípios da nossa terra, onde pisei, e posso lhes assegurar que está longe do fim.
Meus caminhos são os caminhos do meu, do nosso Estado. Meus passos são os passos de quem sabe aonde quer chegar. Saíram do fundo dos meus sonhos para encontrar os sonhos de todos os goianos.
Devolver a esperança de dias melhores a muitos que estão induzidos por tantos a se mostrarem descrentes e temerosos quanto ao que fomos e somos capazes de realizar, eis o desafio no horizonte.
Nos últimos 20 anos, Goiás mudou decisivamente, mudou definitivamente para melhor. E isso me inspira a fazer mais.
Em janeiro de 1999, ao assumir o governo, Marconi Perillo colocou este Estado no rumo certo.
Desde então, ele segue à frente de mudanças profundas, que marcam o tempo novo que vemos consolidado na nossa vida como tempo de conquistas para o povo, de vitórias para a sociedade, de desenvolvimento equilibrado, de crescimento consistente, de superação de incertezas, de obras e benefícios em todos os municípios, e de reconquista do orgulho de ser goiano.
Antes do tempo novo, nosso Estado estava acomodado, desgovernado, atolado em políticas vencidas, distantes do interesse público. A população clamava por mudança e elegeu a mudança. E não só uma vez: elegeu várias vezes, confirmando o novo como o seu tempo.
Posso lembrar inúmeros, centenas de exemplos marcantes na vida dos goianos que dão a medida do quanto avançamos:
Hugol, Hugo, Crer, USE’s, Credeqs, UEG, Vapt Vupt, escolas padrão século XXI, Itegos, Centro de Comando e Controle, viaturas equipadas, armamento moderno, tecnologia e inteligência, casas populares, cheque reforma, cheque moradia, renda cidadã, Bolsa Universitária, Jovem Cidadão, salário em dia, mais de 1 milhão de empregos gerados, diversificação da economia, cultura, arte, esporte, Estádio Olímpico, Autódromo de Goiânia, duplicação de rodovias, asfalto nas cidades…
Tudo mostra um governo presente, sempre presente de forma acolhedora, empreendedora, renovadora, transformadora, positiva. Um governo que não para nunca de fazer o bem aos goianos.
Há anos o Estado de Goiás é modelo de inovação para Brasil. Há anos fazemos a nossa parte e há anos os goianos colhem os bons resultados.
Goiás cresce. E cresce sem parar. Sem parar nas crises que paralisam outros Estados, e que aqui se transformam em superação, com boa gestão e muita criatividade.
Em Goiás nós não choramos as dificuldades. Nós superamos as adversidades.
Mais uma vez, estamos atendendo aos 246 municípios goianos. Mais uma vez, estamos chegando a todos os cidadãos, sem discriminação partidária, sem nos render às miudezas da política.
Assim é e assim será, minhas amigas e amigos, senhoras e senhores…
Serei governador para os goianos. Todos os goianos.
Venho de uma família onde meu avô foi policial, minha avó foi doceira. Minha querida mãe teve a mais sublime das profissões: foi professora.
Meu pai vendia doces na feira, foi padeiro e locutor de rádio, bancário e anos mais tarde prefeito de sua terra natal. Meus pais me ensinaram que para colher o bem é preciso semear o bem.
Talvez por isso, por esse sentimento, é que me transformei no que sou hoje. Jamais, vou fazer política para semear o mal, para agredir e xingar, para levar desesperança, porque entendo que quem se presta a isso só pode ter como frutos da colheita o mal.
Estudei em escola pública, andei nos ônibus do transporte público como milhares de jovens que não nasceram em berço de ouro, mas tive oportunidade, e por isso, hoje sou governador do Estado de Goiás.
Minha origem me define. Governar para as pessoas, para as mais necessitadas, para aquelas que olham para o horizonte rogando a Deus que possa lhes confortar não com uma benesse, mas com uma oportunidade transformadora.
Esse será meu foco, minha atenção, minha obsessão, estabelecer um ambiente onde todos possam sonhar e alcançar oportunidades.
Não esperem de mim senão amor, trabalho e dedicação a Goiás. Porque amor ao próximo é o que tenho na raiz do coração. É o que nasceu e cresceu comigo, feito herança da terra e do berço. É o que me move, o que me guia.
Trabalho é o que me inspira. Venho da luta, disposto à luta, pronto para lutar pelos meus ideais e pelas vitórias da nossa gente. E dedicação não me falta: Goiás é minha história.
Tenho orgulho da minha família, dos meus valores. Do que aprendi com meus pais, do amor compartilhado com minha esposa Fabrina e com meus filhos Fernando e José Netto, do que vivi com os amigos e com o povo, em cada encontro, em cada canto.
Minha origem me define, meus sonhos me transformam.
Em meu peito bate o tempo moderno da consolidação da transformação virtuosa dos governos de Marconi Perillo. Bate o novo como um movimento contínuo, que não para nunca de se superar.
Vou trabalhar para construir o novo tempo de um novo Estado bom para todos. Manter o que está bom, mudar o que for preciso.
Dar início a um ciclo virtuoso com multiplicação de bons resultados para prefeitos, vereadores, lideranças, cidadãos, para todos aqueles que acreditam que é possível e necessário avançar.
Preparar o Estado para um novo salto de qualidade, com foco no desenvolvimento social. Investir em tecnologia e inovação.
Sempre, como verdadeira profissão de fé, procurarei ouvir, acolher e interagir com todos os segmentos organizados da sociedade.
Dialogarei com o grande produtor rural e também com o lavrador. Com o empresário e com o trabalhador. Com os movimentos sociais das cidades e do campo. Com os sindicatos patronais e com os sindicatos dos trabalhadores. Enfim, com todos, absolutamente todos.
Respeitar as pessoas e suas opções, ver o amor triunfar em todas as suas formas e expressões, lutar contra preconceitos e discriminações. Fazer da isonomia princípio e conceito de oportunidades e de remuneração seja qual for o gênero, a cor da pele ou a opção sexual. Ter no mérito o pilar do sucesso.
Esta capacidade de acolhimento se traduz claramente na sensibilidade para compreender as demandas emanadas da sociedade e, sobretudo, para com muita clareza, propor novos caminhos em áreas tão sensíveis a todos nós goianos.
Com a grande obra estruturante na Saúde realizada pelo governador Marconi, agora é possível ampliar o atendimento ambulatorial e a realização de exames em um terceiro turno para que o trabalhador possa, no período noturno, ser atendido e diagnosticado.
Para que não haja um único goiano aguardando por uma consulta médica. A rede de hospitais estaduais acolherá cada um que necessitar. Ter o ser humano como foco.
De imediato, com planejamento e organização, lançaremos também na área da saúde o desafio de garantir aos goianos que aguardam para realização de cirurgias eletivas que sejam chamados à nossa rede de hospitais estaduais para serem atendidos e terem seus problemas resolvidos. Ter o ser humano como foco.
Na educação, vamos oportunizar reforço aos nossos alunos do ensino fundamental, de forma que nosso desempenho no Ideb permaneça entre os melhores do país. Ter o ser humano como foco.
Igualmente é nossa meta propiciar aos nossos jovens alunos da rede estadual uma preparação específica para o Enem com uma agenda inovadora, criativa e eficiente, com a utilização da rede de comunicação do estado e das novas tecnologias propiciando que nossos estudantes estejam cada vez mais preparados para os desafios que os esperam.
Quero cuidar de nosso futuro. Quero sorrir com nossos jovens. Quero ter o ser humano como foco.
Na segurança pública, continuaremos a fazer investimentos em inteligência, em estrutura e no aumento do efetivo total com mais policiais.
Com o incremento das forças policiais, medida adotada pelo governador Marconi, agora é possível lançarmos um conjunto de ações. Policiamento ostensivo nos terminais de transporte coletivo. Modernização da frota policial.
Avanço na integração das forças policiais e a reformulação de protocolos e competências no tocante a lavratura de TCO.
Vamos continuar insistindo para que o Congresso Nacional atue para reformular a legislação penal, processual penal e lei de execução penal, de modo a dar maior efetividade na punição àqueles que, por ato de vontade, violam a lei e a paz social. Ter a paz como foco.
Mas temos também que além de destes temas (saúde, educação e segurança) enfrentar outras questões igualmente imprescindíveis para o futuro de nosso estado e de nossos filhos.
A questão previdenciária há que ser discutida sem hipocrisias e, sobretudo, com visão de futuro. Se não o fizermos agora estaremos contribuindo, por omissão e/ou oportunismo, para o comprometimento do futuro das próximas gerações.
Juntos, superamos estes desafios! Porque é hora de Goiás, mais uma vez, se superar. Ganhar impulso, ir além.
Ir além na discussão de nossa política de desenvolvimento alavancada nos incentivos fiscais, vez que o Congresso Nacional estabeleceu o termo final de políticas dessa natureza, para uma vez convalidados nossos programas de incentivos, partirmos para um novo modelo que será construído em conjunto com o setor produtivo, sempre com o foco no desenvolvimento humano dos goianos.
É com esse espírito de propiciarmos o fortalecimento de um Estado cuja a eficiência seja a marca e o desenvolvimento se dê de forma harmônica, garantindo que todas as regiões possam se desenvolver, continuando a jornada iniciada pelo governador Marconi para diminuir as desigualdades regionais e não convivermos com um estado prospero e rico de um lado e um estado estagnado e pobre de outro.
Estou pronto. E minha motivação é grande, porque meus sonhos nunca foram pequenos.
À Assembleia Legislativa digo: esperem de mim o elementar – respeito à Constituição, respeito à independência e autonomia dos poderes, zelo pela harmonia dos poderes.
Mas esperem de mim também um governador parceiro que estará sempre disposto ao diálogo na busca da construção de um Estado cada vez melhor.
Agradeço aos oradores da oposição e da situação. Vamos, juntos, na jornada de apresentar aos goianos uma prática política madura e moderna, que tenha como pilar o respeito e o interesse público.
Ao Poder Judiciário, a certeza de que um advogado, que veio do exercício da advocacia, tem a consciência plena da importância para a Nação brasileira de um judiciário forte, cuja oferta de jurisdição se traduz fundamental para a garantia do Estado Democrático de direito.
Ao meu amigo, governador Marconi Perillo, digo que não será fácil sucedê-lo. O seu legado é o legado das grandes realizações, e o seu exemplo é a inspiração que emana dos grandes estadistas.
Você terá em mim, Marconi, um amigo leal sempre, consciente de seu legado, ciente da minha missão. Continuarei a fazer a mudança iniciada pelo tempo novo. Eu sou a mudança. Eu sou a mudança.
Eu sou a mudança que consolida conquistas e que, deste ponto de partida, garantirá avanços, que buscará inserir Goiás na consciência do século do saber, da tecnologia, da tolerância, do respeito, das liberdades, da transparência, da ética.
A partir de hoje, a partir do novo Goiás nascido com Marconi, vamos inaugurar o novo tempo novo em Goiás.
Com esperança, sonhos e coragem. Com foco nas pessoas, garantindo a todos, onde quer que tenham nascido nesse chão goiano, o direito elementar de terem oportunidade.
Ao povo goiano, digo apenas mais isto: Fui vice-governador atuante. Serei governador presente. Não esperem de mim menos que ser governador por inteiro.
Contem comigo. Vamos em frente!
Muito obrigado!
Zé Eliton, governador de Goiás

Fonte: Jornal Opção


BLOG A VERDADE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário