
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou um estudo técnico apresentado pela Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) que prevê a construção de uma rede que une os sistemas de transporte do DF ao semiurbano que liga a capital ao Entorno.
Entre as propostas apresentadas no estudo técnico estão a inclusão do Bilhete Único do DF ao transporte do Entorno, assim como do Passe Estudantil e a integração com o Metrô-DF, além da promessa de melhorar a qualidade do transporte semiurbanos na região, a inclusão de exigências relativas à idade da frota em operação, a instalação de sistema de monitoramento e uma maior quantidade de viagens ao longo do dia.
O presidente da Amab e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo Candango, garante que o projeto tem o objetivo de baratear o custo das viagens. "No estudo que foi apresentado existe a proposta, por exemplo, de um BRT (Bus Rapid Transit) que sairia de Águas Lindas, passaria pelo Setor O (Ceilândia) e chegaria ao Plano Piloto, através da via Estrutural, usando uma via exclusiva", afirmou.
O estudante Marcelo Aquino, de 19 anos, espera ansiosamente pelo início dessa integração. Segundo o jovem, ele precisa de deslocar para o Plano Piloto para ir ao estágio, diariamente. Sem a integração, gasta R$ 19,70 por dia. "É muito triste e pesado para os usuários. Eu estava falando com um amigo e ele me informou que o pai dele tinha sido desligado da empresa a qual trabalhava por causa dessas aumentos desenfreados", desabafou.
A jornalista Ana Paula Figueiró, 22 anos, mora no município de
Girassol (GO) e, segundo ela, em uma viagem de ida e volta para
Brasília, ela gasta R$ 13,40. Com o novo reajuste, Ana diz que visitar
os amigos em Taguatinga ficou em segundo plano. "É inviável. Já é
difícil para mim bancar esse valor para ir em consultas médicas ou para a
faculdade, imagina para passeios", reclama.
"Além
de ser uma tarifa alta, os ônibus são de péssima qualidade. Raramente
vemos ônibus novos nas ruas e como os horários são bastante espaçados,
muitas vezes preciso ficar na parada esperando por mais de uma hora",
desabafa a comunicadora.
Para o especialista em
política pública de transporte, o professor do Centro Universitário
Estácio, Arthur Morais, o projeto de integração é viável e necessário.
“A gente vive em uma região de limite de território, mas a relação de
empregos e negócios não levam em conta isso. O deslocamento é
integrado”, acredita.
Segundo Arthur, a
racionalização do sistema do Entorno com o DF reduzirá custos e tarifas.
“Esse tipo de integração acontece em toda parte do mundo. Espero que
isso saia o mais rápido possível. Temos um problema de tarifa, quanto
mais longe as pessoas moram, mais caro fica”, afirma.
A
redução do custo de transporte, diz Arthur, deve gerar mais emprego de
moradores do Entorno no DF. “A questão da mobilidade dará solução em
dinheiro e em conforto. A proposta do BRT, por ecemplo, pode ser
facilitada através dos corredores desse tipo de transporte que já
existem em Brasília”, defende.
Próximas etapas
Em
nota, a ANTT afirma que, após a aprovação da diretoria, a proposta
segue em fase de trâmites burocráticos, "necessários para a futura
submissão dos estudos a processo de participação e controle social".
Após isso, a população poderá apresentar sugestões ao projeto, através
de audiências públicas, ou pelo site da agência. Em seguida, a proposta
seguirá para o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da
União (TCU), para que seja publicado edital de licitação.
Procurada pelo Correio,
a Secretaria de Mobilidade do DF afirmou que, em conjunto com o
DFTrans, já está trabalhando com a ANTT para melhorar a integração entre
o DF e o Entorno. "Entretanto, é importante ressaltar que as linhas do
Novo Gama e Luziânia já fazem a integração no terminal de Santa Maria",
ressaltou em nota. Segundo a pasta, os passageiros que saíam de Luziânia
chegam a pagar até R$ 10,85 para chegar a Brasília. Com esse sistema, o
custo cairia para R$ 7.
Fonte:Correio Braziliense/Philipe Santos*
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli
Era bom se a empresa UTB aseitase o cartões do DF JA QUE ELA PASSA CARTAO dela
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ANDRÉ MACEDO
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