CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

domingo, 15 de maio de 2016

Primeira sessão do Cineclube de Águas Lindas dá início à discussão sobre espaço urbano e segregação social





Na tarde deste sábado, 14, alunos do Câmpus Águas Lindas e participantes da comunidade local puderam assistir ao filme "Era uma vez" (2008), do diretor Breno Silveira. Ele é o primeiro de uma série de quatro filmes voltados à discussão sobre espaço urbano e segregação social. Esse assunto será trabalhado no primeiro ciclo de um total de cinco ciclos que serão realizados ao longo do ano.
"Nós não fomos em busca de filmes clássicos com uma linguagem mais rebuscada, mas nós escolhemos para esse primeiro ano de atividades deste cineclube uma seleção de filmes mais acessíveis do ponto de vista da linguagem, tendo o potencial de favorecer uma discussão interessante", explica Eduardo Santos, proponente do projeto, que destaca o intuito de consolidar a atividade no cenário de ações culturais de Águas Lindas.
O primeiro ciclo é composto também pelos filmes "Desaparecidos", "Sonho Real - uma história de luta por moradia" e "Pro dia nascer feliz". Nele haverá a oportunidade de pensar como as cidades foram sendo construídas, trabalhando-se a segregação social a partir da ocupação geográfica das cidades. "As cidades vão se organizando, dividindo as pessoas nos territórios de acordo com a condição social de cada uma, pretendemos ver como isso tem um reflexo na vida individual nossa, como cidadãos", destaca Eduardo Santos.
A partir do filme "Era uma vez", os participantes colocaram em discussão aspectos como o trabalho infantil, a abordagem da polícia em relação aos adolescentes da periferia, as oportunidades de lazer nos espaços da cidade, as divisões sociais no espaço urbano, os preconceitos advindos dos locais de origem, a situação das cadeias lotadas no país e a distribuição dos efeitos do tráfico de drogas através dos espaços urbanos.

"Achei interessante que esse filme se passa como se fosse um shakespere moderno, aparece a questão das richas de família que no filme se dá nas diferenças sociais", explica Gabriel de Castro, aluno de 2º ano de Análises Clínicas do IFG. "O foco principal do filme era mostrar duas realidades diferentes, mas que estão uma do lado da outra, e o preconceito existente tanto em uma quanto na outra, e isso levou a um choque entre as duas", destaca Vinicius Paz, aluno do Colégio Estadual de Águas Lindas.
Outras informações sobre o projeto, bem como a lista dos filmes a serem exibidos nas próximas sessões, podem ser conferidas no blog www.cineclube-ifg.blogspot.com.br

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Nenhum comentário:

Postar um comentário