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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Marconi Perillo propõe na ANTT trêm de alta velocidade ligando Brasília,Águas Lindas de Goiás a Goiânia

Por Moisés Tavares
Fotos: Lailson Damásio





O Governador Marconi Perillo  esteve  novamente em Brasília nesta quarta,10/12 , para cumprir uma agenda intensa. Em audiência na ANTT, discutiu  com o diretor-geral, Jorge Bastos, a implantação de um trem de alta velocidade ligando Brasília a Goiânia, com ramificações para Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto .  Foi  definido  um cronograma para realização, já no próximo ano, dos estudos de viabilidade e do projeto executivo para que, em 2016, venham os primeiros passos concretos. Sobre o transporte coletivo de passageiros que atende o Entorno do DF, Bastos tem-se mostrado extremamente sensível com a situação.  Um novo encontro será marcado  para continuar falando sobre as medidas que podem ser tomadas para melhorar o serviço. Vamos envolver os Governos de Goiás, do DF e Federal para encontrar, juntos, uma solução para esse problema que afeta um grande número de goianos,disse Marconi.
“A execução do projeto está sendo amadurecida há muito tempo. Nós assinamos o primeiro protocolo há dois anos e meio juntamente com o governo de Brasília, a ANTT, Sudeco e vários outros órgãos federais e estaduais", afirmou o governador. "Agora nós já estamos vendo a finalização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEC) e vamos partir para uma próxima etapa, que é a definição do trajeto, de custos, enfim, do projeto executivo. Isso tudo pode ficar pronto até o final de 2015 para que em 2016 esse projeto possa começar a se tornar realidade”, disse Marconi.

“Nós pretendemos levar o projeto para o Governo Federal para que ele analise, com dados já conclusivos, a demanda e o custo do projeto, para que (a União) tenha sensibilidade maior para viabilizar a obra”, declarou Jorge Bastos. De acordo com os primeiros estudos elaborados por técnicos da ANTT, o trem de alta velocidade entre Goiânia e Brasília seguirá os mesmos parâmetros do projeto já elaborado para a construção do ramal entre Campinas/São Paulo e Rio de Janeiro. A velocidade máxima será de 200 quilômetros por hora estimando-se o máximo de uma hora e meia para a conclusão do trajeto, contando-se com as paradas previstas.

De acordo com a previsão apresentada por Ronaldo Magalhães, técnico-financeiro da ANTT, até maio do próximo ano uma empresa de consultoria deverá apresentar o resultado do estudo de viabilidade. Em seguida será iniciado o projeto executivo para que a obra seja colocada em licitação.
Técnicos da agência expuseram ao governador os estudos de viabilidade técnica, econômica, socioambiental e jurídico-legal para o desenvolvimento estratégico do transporte ferroviário de passageiros e carga no corredor Brasília/Anápolis/Goiânia.


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