CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 4 de agosto de 2018

TCM entrega lista de contas irregulares ao TRE-GO; 2.118 nomes compõem o documento

Urna eletrônica. (Foto: Nelson Jr/TSE)
Urna eletrônica. (Foto: Nelson Jr/TSE)





O presidente do Tribunal de contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), conselheiro Joaquim de Castro, entregou na manhã desta terça-feira (3), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Carlos Hipólito Escher; e para o Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, a lista com os nome dos agentes públicos que tiveram as contas julgadas irregulares ou com parecer pela rejeição e que transitaram em julgado nos últimos oito anos.
A lista indica 2.118 nomes apresentados em duas relações. A primeira com as contas do governo do Poder Executivo e as contas de gestão em que o prefeito municipal é o ordenador das despesas. Já a segunda contém as contas de gestão dos responsáveis pelo Poder Legislativo, fundos, fundações, autarquias, empresas públicas e demais entidades do poder público municipal, além das contas tomadas pelo TCM.
De acordo com o presidente do TCM, o fato de ter o nome nestas listas não torna as pessoas inelegíveis. Segundo Joaquim de Castro, a maioria das irregularidades encontradas nas contas são em relação ao INSS, restos a pagar e erros de contadores. 
“Uma das prioridades do Ministério Público Eleitoral é fazer a aplicação da Lei da Ficha Limpa dessas eleições. A lista é um indicativo de gestores que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCM. Aqueles gestores em que essas irregularidades forem insanáveis e, em tese, configurarem improbidade administrativa, ou seja, irregularidades graves e que estejam na lista, com certeza, serão objetos de impugnação dos registros caso se apresentam como candidatos”, disse o procurador Alexandre dos Santo.
Já o presidente do TRE-GO, afirmou que a lista é uma importante ferramenta da democracia, mas destaca que a decisão sobre a elegibilidade dos possíveis candidatos da lista cabe a Justiça Eleitoral.
Entre os nomes que aparecem na lista estão Maguito Vilela, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia; Edilberto de Castro Dias, ex-presidente da Comurg, entre outros.

Confira as listas:

Fonte:Diário de Goiás 

Nenhum comentário:

Postar um comentário