CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

domingo, 2 de abril de 2017

Nova Diretoria da ALETRAS é empossada

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna
 Prefeito Hildo do Candango, Senador Hélio José, Ex. Presidente da ALETRAS Rômulo Victor, Atual presidente Filemon Felix, Ver. Rogemberg Barbosa, Dep. Estadual por Goiás Antônio Carlos, Carla Moraes Diretora do Curso CPF ( Curso Professor Filemom) DF e o Dep. Distrital Raimundo Ribeiro (orador).


A imagem pode conter: 10 pessoas

Cerimonia de posse reuniu escritores, poetas,admiradores da literatura, autoridades, políticos e a  comunidade


Por Moisés Tavares 

Na noite deste dia 31 na Câmara Municipal de Vereadores de Águas Lindas de Goiás, aconteceu a posse da nova diretoria da ALETRAS-Academia de Letras de Águas Lindas de Goiás, na ocasião  participaram do  evento além de escritores, poetas e admiradores da literatura, dentre muitas autoridades, o prefeito Hildo do Candango e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores  Rogemberg Barbosa,Senador Hélio José, Ex. Presidente da ALETRAS Romulo Victor, Atual presidente Filemon Felix, Dep. Estadual por Goiás Antônio Carlos, Carla Moraes Diretora do Curso CPF ( Curso Professor Filemom) DF e o Dep. Distrital Raimundo Ribeiro.
Após os discursos  de alguns acadêmicos e das autoridades presentes foi dado posse aos acadêmicos titulares e a nova diretoria.
Tomaram posse  os seguintes  diretores

Presidente: FILEMON FÉLIX DE MORAES
Vice-presidente: SABRINA ALMEIDA
Primeira Secretária: HEROTILDES MILHOMEM
Segundo Secretário: RÔMULO NUNES
Primeiro Tesoureiro: PEDRO GOMES
Segundo Tesoureiro: HÉZIO TEIXEIRA
Relações Públicas: ISMAR LEMES
Marketing: JÚNIOR MARQUES

Conselheiros:
— MAJOR SAINT JUST (Presidente)
— PROFESSOR VANDERLEY (Secretário)
— GEGÊ BRASIL (Segundo Secretário)

Suplentes:
— JOSÉ LOPES
— ANDRÉ ROCHA
— VÂNIA LÚCIA


PLANO DE GESTÃO DA CHAPA FILEMON FÉLIX DE MORAES NA PRESIDÊNCIA DA "ALETRAS"
1. Buscar, por intermédio do Poder Público, uma sede definitiva para a ALETRAS.
2. Criar o Projeto da Primeira Literatura (o nome do projeto poderá ser sugerido posteriormente), visando a participar de atividades em escolas de nível infantil, com contação de histórias, apresentação de teatro, destinado a iniciar o público infantil no universo da literatura.
3. Criar a Biblioteca da ALETRAS, que será implementada com a doação de livros e conterá exemplares de todas as publicações dos nossos confrades.
4. Criar o Botom da ALETRAS, para ser usado tanto no fardão quanto em qualquer tipo de vestimenta em que o acadêmico estiver representando a Academia.
5. Continuar a publicação de antologias de poemas e prosas dos acadêmicos da ALETRAS (contos e crônicas), tornando-as sistemáticas — periodicidade semestral.
6. Publicar a Revista da ALETRAS — periodicidade anual.
Finalidade da Revista da ALETRAS: o primeiro volume se destinará a apresentar para o público literário e cultural a nossa Academia, bem como apresentar os acadêmicos, incluindo resumo curricular de cada um, foto e um exemplo da criação literária de cada membro; do segundo volume em diante, a revista servirá para publicar fragmentos de obras dos acadêmicos e textos que tenham participação dos acadêmicos em atividades literária e cultural. A revista será necessariamente impressa, podendo ser de distribuição gratuita ou vendida por um preço simbólico para cobrir custos.
7. Publicar o Jornal da ALETRAS — periodicidade bi ou trimestral.
Finalidade do Jornal da ALETRAS: servir de comunicação com os acadêmicos de todas as categorias e demais cidadãos, publicando assuntos de interesse para a comunidade literária e cultural. Esse jornal será virtual e impresso e de distribuição gratuita.
Para a publicação do Jornal e da Revista, deverão ser buscados recursos por intermédio de patrocínio de empresas e colaboradores.
8. Criar o COLAR DO MÉRITO LITERÁRIO destinado a premiar os acadêmicos de destaque no ano, inclusive de outras Academias coirmãs (conforme modelo apresentado na assembleia) e o COLAR ACADÊMICO ALETRAS, destinado a agraciar todos os membros titulares, por ocasião de sua posse na Academia.
9. Criar as três maiores honrarias da ALETRAS:
a) MEDALHA "DARCY RIBEIRO" — destinada a premiar pessoas e instituições de destaque na área da educação (conforme modelo apresentado na assembleia). Justificativa: Darcy Ribeiro, além de ser o Patrono da ALETRAS, é um dos maiores ícones da educação no Brasil e, em particular, em Brasília e entorno;
b) MEDALHA "RENATO RUSSO" — destinada a premiar pessoas e instituições de destaque na área da cultura (conforme modelo apresentado na assembleia); Justificativa: Renato Russso, além de ser Patrono da Cadeira 3 (ocupada por sua mãe, Carminha Manfredini), é uma das maiores expressões culturais do Brasil e, em particular, de Brasília e entorno;
c) MEDALHA "CORA CORALINA" — destinada a premiar pessoas e instituições de destaque na área da literatura (conforme modelo apresentado na assembleia). Justificativa: Cora Coralina, além de ser Patronesse da Cadeira 33, é uma das maiores expressões da Literatura Brasileira e, inquestionavelmente, a maior poetisa do Estado de Goiás.
10. Criar o CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA e o DIPLOMA DO MÉRITO LITERÁRIO destinados a premiar os vencedores dos concursos literários promovidos pela ALETRAS.
11. Criar o TROFÉU CABOCLO D'ALETRAS (escultura que será criada e confeccionada pelo nosso confrade Mestre Ribamar, conforme modelo apresentado na assembleia), destinado a premiar os vencedores dos concursos literários promovidos pela ALETRAS.
12. Promover concursos literários nas categorias poesia, conto e crônica, para estudantes de ensino fundamental e médio do Município de Águas Lindas, sendo que os vencedores terão seus trabalhos publicados em coletâneas.
13. Promover concursos literários nas categorias poesia, conto e crônica, destinados a todos os interessados em participar, cujos vencedores de cada categoria terão seus trabalhos publicados em coletâneas.
Para os vencedores dos concursos propostos nos itens 12 e 13, a sugestão de premiação será:
a) quarto e quinto colocados: CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA;
b) terceiro colocado: DIPLOMA DO MÉRITO LITERÁRIO;
c) segundo colocado: DIPLOMA DO MÉRITO LITERÁRIO e MEDALHA "CORA CORALINA";
d) primeiro colocado: DIPLOMA DO MÉRITO LITERÁRIO e TROFÉU CABOCLO D'ALETRAS.
14. Criar a Galeria dos Presidentes Imortais da ALETRAS, com a inauguração do retrato do Confrade Rômulo Víctor, primeiro presidente; bem como a Galeria dos Acadêmicos Titulares da ALETRAS, com fotos e nomes de todos os membros.
15. Criar um Lema para a ALETRAS, de preferência em latim, por exemplo: "propter litterarum" (para o bem da literatura — que será acrescido à logomarca da ALETRAS). Justificativa: Todas as grandes agremiações literárias e entidades representativas da sociedade têm um lema. Esse lema serve de norte para a destinação da instituição. O uso de expressão latina dá importância ao lema e desperta curiosidade em quem a vê. Uma academia que quer fazer-se grande precisa ter um lema forte, bem representativo de seu objetivo precípuo.

Os nomes das medalhas (MEDALHA "DARCY RIBEIRO", MEDALHA "RENATO RUSSO", MEDALHA "CORA CORALINA), do colar (COLAR DO MÉRITO LITERÁRIO) e do troféu (TROFÉU CABOCLO D'ALETRAS), bem como o lema da ALETRAS em latim ("Propter Litterarum" — Para o bem da Literatura) são sugestões propostas por mim, que serão decididas em assembleia.


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 12 pessoas, área interna


Nenhum comentário:

Postar um comentário