domingo, 30 de julho de 2023

Para Mossoró, crescimento de Valparaíso justifica ‘revisão’ no número de cadeiras na Câmara

 



  • Esta é uma parte da entrevista do prefeito concedida na manhã desta sexta-feira, 14 ao Blog do Amarildo. Na pauta, mandatário falou das ações do Executivo na cidade, citou obras, investimento na cultura, lazer, desafios e também do crescimento populacional e econômico, respondendo ainda (sua opinião) sobre uma possível revisão do número de parlamentares no Legislativo

POR AMARILDO CASTRO

Continua dando o que falar a questão de uma possível revisão no número de cadeiras para parlamentares na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. A questão foi levantada esta semana pelo próprio Blog do Amarildo, que apurou sobre conversas informais entre vereadores que discutem uma possível revisão no número dessas vagas no Legislativo. E após reboliço nas redes sociais, a reportagem do Blog do Amarildo, que vai divulgar nas próximas horas a opinião de cada vereador sobre o tema, aproveitou para ‘colher’ o depoimento do prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB) sobre a questão.

“Eu não tenho prerrogativa alguma sobre esse tema porque não estou lá. Mas já passei por lá e me sinto à vontade para falar sobre isso. Quando fui vereador, em meu primeiro mandato, a Câmara tinha 11 vereadores, e com o crescimento da cidade, no meu segundo mandato, foi a13. Hoje a cidade cresceu muito mais, e acredito que já comporta até os 21, que é o número máximo. Mas sou a favor que esse número seja aumentado com cautela, e no momento, acredito que 15 seria o ideal”, comentou.

Enquanto isso, a reportagem apura que há vereadores que também defendem aumento no número de cadeiras, alguns preferem que seja para o número máximo, como Zequinha (PL) e Cláudia Aguiar (PSDB). “Não adianta colocar mais dois e não vai mudar nada, só vai ajudar o Executivo em negociações, com 21, seria um número mais completo e a ficaria mais fácil estabelecer uma oposição maior, porque nenhum prefeito vai conseguir ‘negociar’ com 21 vereadores a o mesmo tempo, e do jeito que está hoje, consegue isso com a maioria e mais dois não vai mudar quase nada”, defende. Ela ainda citou que é preciso comparar a estrutura entre os Legislativos da Região Metropolitana, fato que está sendo apurado pela reportagem.

Após a primeira reportagem do Blog do Amarildo, divulgada na segunda-feira, 10, outra liderança que já falou sobre o tema é o próprio presidente da Casa de Leis, parlamentar Flávio Lopes (MDB). Ele disse que está aberto ao diálogo, e que vê com ‘bons olhos’ essa questão do debate sobre o aumento no número de cadeiras na Câmara. “Temos que discutir também com a comunidade, que é a principal interessada no tema, se aprova ou não. Se aprovar, a gente vai tocar em frente essa questão, com certeza”, garantiu.

Até a próxima segunda-feira, 17, a reportagem do Blog do Amarildo vai divulgar a opinião de todos os 13 vereadores de Valparaíso sobre a discussão do aumento do número de cadeiras no Legislativo, aguardem. Ao mesmo tempo, fará um comparativo entre outras Câmaras da Região Metropolitana Sul e a estrutura de cada uma.



Fonte: https://blogdoamarildo.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário