Divulgação
A distribuidora faz balanço das ações adotadas para enfrentar tempo seco e chuva
A Equatorial Goiás compartilhou nesta quarta-feira, 18, um balanço das ações adotadas para enfrentar o período de seca que traz sérias consequências para a rede elétrica. A distribuidora apresentou, números atualizados de queimadas próximas do sistema de distribuição.
Em janeiro até o inicio de agosto foram registrados 742 ocorrências de incêndio próximos das redes elétricas, sendo 614 casos nos últimos dois meses, aumento de mais de 300% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Neste período as ondas de calor afetam o consumo de energia. Comparado ao ano de 2023 ouve um aumento de 14% do consumo médio residencial, e um aumento de 11% no consumo médio rural.
Impactos do período de chuva
Entre 2023 e 2024 a Equatorial registrou a queda de 4.464 postes provocado por vendavais. O sistema também registrou em torno de 14,4 milhões de raios durante o ano de 2023, 379% a mais que no ano anterior.
As descargas atmosféricas são responsáveis por 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de ocasionar curtos-circuitos e até mesmo acidentes fatais.
Ações preventivas
Com a previsão da chegada da chuva, a concessionária vai antecipar também o plano de atuação para tempestades e os trabalhos executados para o enfrentamento das adversidades do clima em 2024.
Segundo o Superintendente Técnico da Equatorial Roberto Vieira, em 2024 já houve um incremento de 41% nas atividades de manutenção preventiva em alta, média e baixa tensão em toda área da Equatorial Goiás.
"Nós temos um projeto de reconstrução da rede do sistema elétrico de Goiás que é um projeto de longo prazo, e também agente consegue mais que dobrar a nossa quantidade de equipes para o período chuvoso pra atendimento emergencial" explicou.
Fonte: https://www.dm.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário