CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Valparaíso ganha unidade do Senai com capacidade para preparar 900 alunos de imediato

--Serão ofertados cursos nos segmentos de vestuário, automotivo e movelaria--- Texto de Junio Silva – Na manhã dessa quinta-feira (09), no bairro Morada Nobre, foi inaugurada a primeira unidade do Senai em Valparaíso. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Pábio Mossoró (MDB), o deputado federal Célio Silveira (PSDB), entre outras personalidades políticas da cidade, incluindo a vice-prefeita, Dra Zeli e vereadores. A unidade da prefeitura responsável pela gestão da chegada do Senai/Valparaíso foi a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, comandada por Zé Antônio.
--Inauguração contou com a presença do prefeito Pábio Mossoró e de autoridades locais e regionais--- Os planos de trazer o Senai para Valparaíso já vinham sendo mencionados pela prefeitura em diversos eventos ao longo deste ano, e finalmente foram concretizados de forma a beneficiar a população local. A unidade ocupa três galpões na Rua 6 do bairro Morada Nobre e oferece cursos nos segmentos de vestuário, automotivo e movelaria. A proposta inicial é qualificar 900 alunos, sendo 300 em cada um dos três segmentos, em 160 horas de aula ao longo de dois meses. As vagas para os cursos já estão esgotadas, restando apenas o cadastro reserva. De acordo com o Senai, a prioridade das inscrições foi dada a pessoas de baixa renda que residem em Valparaíso. A cerimônia de inauguração se iniciou com o vereador Jorge Recife (PDT) interpretando o hino de Valparaíso em um arranjo de violão e trombone. O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, foi o primeiro a falar. Segundo ele, foram identificadas as prioridades da cidade para que a unidade pudesse ir de encontro com as áreas mais visadas da indústria local. “Quem investe em educação não erra”, declarou. “Não há melhor forma de repartir a renda”.
---Cursos no ramo de oficina mecânica estão entre os destaques--- O Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania Zé Antônio, o Vice Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) Flávio Rassi, e o Deputado Federal Célio Silveira falaram sobre a importância de trazer oportunidades profissionais para a juventude de Valparaíso e o compromisso do Estado com a educação.
---O presidente do Legislativo de Valparaíso, vereador Plácido Cunha, com o colega Alceu: elogios à iniciativa do Executivo--- Antes de discursar, Pábio Mossoró convidou a Vice Prefeita Dra Zeli Fritsche (PSDB) e o vereador Plácido Cunha (Avante) para se pronunciarem na cerimônia. Ambos reiteraram os agradecimentos ao prefeito pela inauguração. Pábio agradeceu aos deputados, especialmente Célio Silveira, pelos investimentos tragos à cidade e lembrou a situação difícil em que a economia do país se encontra. “Recebemos muitos pedidos na prefeitura, a maioria são de oportunidades de emprego”, disse. “Temos que trazer grandes indústrias para a nossa região”.
---Projeto foi coordenado por Zé Antônio, gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania--- Por último, o superintendente de Atração de Investimentos Internacionais do Governo de Goiás, Plínio Viana, falou sobre como a educação pode transformar vidas e trouxe os cumprimentos do Governador Ronaldo Caiado (DEM). “Se nosso PIB está entre os dez maiores do país, é devido aos estudantes e trabalhadores que passaram pelo Senai”, afirmou. “Existem máquinas na indústria, mas quem opera essas máquinas ainda são os homens”. Um contrato de prestação de serviços educacionais do Senai com o município foi assinado pelo Prefeito Pábio Mossoró, o secretário Zé Antônio, o Diretor regional do Senai Paulo Vargas e o vice presidente da Fieg Flávio Rassi. Ao final da cerimônia, foi apresentada a placa de inauguração da unidade. Andreia Lenis, moradora de Valparaíso, está inscrita no curso de costura industrial e se anima ao falar da importância da oferta de qualificação profissional na região. “É importante estar perto de casa e não precisar se deslocar para outra cidade”, disse. “Esse curso você não encontra no particular, o Senai tem essa característica de oferecer cursos que não são encontrados facilmente”.
---O maquinário das aulas de costura e vestuário já montado em um dos galpões.---Quem também se animou foi Dulce Alves, inscrita nas aulas de vestuário. “Pra mim isso aqui é o máximo! Estou desempregada e fico apenas em casa, isso vai ser excelente!”, comemorou. Quem comemorou também foi Lucineide Rodrigues Ushoa, moradora de Valparaíso, disse que vai fazer um curso na área de costura, e que isso vai lhe ajudar muito porque já trabalha no ramo.
---Lucineide Rodrigues Ushoa fará curso na área de costura: felicidade e oportunidade--- O maquinário da unidade já está todo montado no aguardo dos estudantes. O instrutor eletro automotivo, Haynner observava os motores de automóveis expostos no galpão. “É uma benfeitoria enorme para a cidade”, afirmou o instrutor que também já foi aluno do Senai. “Eu estudei em Taguatinga, se tivesse tido essa oportunidade perto de casa na época teria sido mais viável”. Fonte: http://blogdoamarildo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário