sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Black Friday: veja dicas do Procon Goiás para aproveitar descontos sem cair em golpes

 

Farmácias estão entre os estabelecimentos que oferecem descontos na Black Friday

Órgão de defesa do consumidor monitora preços para evitar a prática conhecida como “metade do dobro”


Uma das datas mais estratégicas para o comércio e um dos maiores eventos do calendário varejista, a Black Friday, este ano, é dia 29 de novembro, mas o comércio se antecipou e já realiza promoções durante todo o mês. Somente em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, já que 64% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas.

O Procon Goiás se dedica ao trabalho prévio de monitoramento de preços para evitar a prática conhecida como “metade do dobro”, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população. Uma vantagem em favor do consumidor é a Lei Estadual 19.607/2017, que obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses.

De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, para evitar as falsas promoções também é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços. Uma dica é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou em um site durante a Black Friday é um apelo ao consumo e, por isso, é preciso cuidado.

É permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e on-line. “Essa variação é justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor”, explica o superintendente.

Em relação ao pagamento, quando optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras on-line. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço.

Sites confiáveis

Durante a Black Friday, aumenta o volume de compras feitas pela internet. Por isso, é importante ter atenção. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo “https”, que garantem uma conexão segura.

Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra. “Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos”, alerta Marco Palmerston.

Fonte: https://www.dm.com.br/

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