CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 16 de maio de 2020

POLÍTICA-- Celso de Mello comunica Bolsonaro sobre ação de impeachment no Supremo

Ministro abriu espaço para o presidente se manifestar no processo que visa obrigar Rodrigo Maia a avaliar um pedido de afastamento


Foto:STF
Celso de Mello será o relator do pedido de inquérito no STF para ...
Celso de Mello comunica Bolsonaro sobre ação de impeachment no Supremo


ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello despachou nesta sexta-feira (15/05) um comunicado ao Palácio do Planalto para informar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito do processo em tramitação na Corte que envolve um pedido de impeachment apresentado contra ele. A determinação do magistrado também abre espaço para Bolsonaro se manifestar e contestar a ação, caso queira.
 processo foi apresentado pelos advogados José Rossini Campos e Thiago Santos Aguiar com o objetivo de cobrar, pela Justiça, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), analise um pedido de afastamento protocolado por eles em março. As informações são do Estadão.
Após receber o caso, Celso de Mello pediu a inclusão de Bolsonaro no processo e “prévias informações” a Maia sobre o pedido de impeachment questionado.
Em resposta enviada nesta semana, Maia pediu a rejeição da Casa ao avaliar que o afastamento é uma “solução extrema” e pontuar que não há norma legal que fixe prazo para a avaliação dos pedidos protocolados no Congresso.
“O impeachment é uma solução extrema: o primeiro juiz das autoridades eleitas numa democracia deve ser sempre o voto popular”, friou Maia.
“A presidência da Câmara dos Deputados, ao despachar as denúncias contra o chefe do Poder Executivo, deve sopesar cuidadosamente os aspectos jurídicos e político-institucionais envolvidos. O tempo dessa decisão, contudo, pela própria natureza dela, não é objeto de qualquer norma legal ou regimental”, acrescentou o deputado.
A decisão pelo arquivamento ou não da ação cabe ao relator do caso, ministro Celso de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário