CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Seapa --Goiás é Estado com maior rebanho de aves do Centro-Oeste

Crescimento foi de 18,2%. Itaberaí e Rio Verde se destacam no ranking nacional, ocupando a quarta e a sexta posição respectivamente

Foto: Reprodução



Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam para um incremento de 18,2% no rebanho de aves, entre 2017 e 2018, em Goiás. Com isso, o Estado se mantém como o que possui maior quantidade de galináceos (galos, galinhas, frangos e pintos) no Centro-Oeste.
De acordo com o levantamento, com mais de 90 milhões de cabeças, Goiás possui 48,3% do rebanho da região, sendo que Mato Grosso está em segundo lugar com 32,2% do rebanho (60,39 milhões), Mato Grosso do Sul em terceiro, com 15% (28,13 milhões) e o Distrito Federal na última posição, com 4,5% (8,38 milhões).
Além disso, enquanto em 2017, Goiás possuía 5,4% do rebanho do País, em 2018, esse percentual passou para 6,2%. Levando o Estado a ocupar a sexta posição entre os maiores — pede apenas para o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O destaque é dos municípios de Rio Verde e Itaberaí.

Municípios

No ranking brasileiro, com 12,99 milhões de cabeças, Rio Verde ocupa a quarta posição entre os maiores efetivos de galináceos do Brasil e Itaberaí, com 12,53, a sexta. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, avaliou como positivos os números da produção de aves.
Para ele, isso revela a diversidade da pecuária goiana que, juntamente com a produção de bovinos, suínos e demais criações, contribui para fortalecer a economia. “As estatísticas, tanto da parte agrícola quanto pecuária, mostram a relevância da agropecuária de Goiás e como esse setor tem crescido a nível nacional, impulsionando não só a economia, mas a área social também. A Seapa e suas jurisdicionadas Emater, Agrodefesa e Ceasa tem trabalhado para fomentar políticas públicas e proporcionar melhorias para quem desenvolve suas atividades no campo e nas cidades”, afirma.

Produção de ovos

A produção de ovos de galinha cresceu 9,7% em Goiás, com 244,4 milhões de dúzias produzidas no Estado. Isso representa 5,5% da produção nacional. Em 2017, a quantidade registrada foi de 222,7 milhões de dúzias. Os destaques no Estado são Leopoldo de Bulhões e Inhumas, que são o sexto e o sétimo, respectivamente, no ranking dos maiores produtores municipais do Brasil. A produção nacional foi de 4,4 bilhões de dúzias em 2018, com crescimento de 5,4% em relação a 2017.

Fonte: Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário