CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Viridiano Custodio de Brito

A imagem pode conter: 1 pessoa

Viridiano Brito como é conhecido nasceu em Formosa-GO, mas veio muito cedo para o Distrito Federal, no ano de 1967, em companhia de sua mãe e mais seis irmãos foi morar na “Vila do IAPI”, com a esperança de ter melhores condições de sobrevivência. Em 1971 mudou para Ceilândia onde cresceu, constituiu família e concluiu sua graduação acadêmica, mas não satisfeito foi além, fez graduação em História e duas pós-graduações, sendo a primeira em História da África e dos Afros Brasileiros, e a outra, em Ciências Políticas e Análise de Políticas Públicas, ambas na Universidade de Brasília (UNB).
 Viridiano Brito iniciou sua luta  em defesa de Ceilândia ainda criança, quando era o companheiro inseparável de sua mão nas mobilizações por reinvidicações dos incansáveis moradores. Já adulto, nos anos 80, participou assiduamente do movimento de inquilinos e posteriormente foi coordenador da Associação dos Inquilinos de Ceilândia que resulto em moradias para muitas famílias da época. Não cansado de lutar Viridiano militou junto as lutas dos movimentos populares em prol a Defesa dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e nas implementações de políticas de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. De 2012 a 2014 Viridiano assumiu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR/DF) onde priorizou atender às necessidades das populações historicamente excluídas abrindo as portas da Secretaria para essa população. Com base nas demandas encaminhadas pela sociedade a SEPIR no comando de Viridiano desenvolveu ações e projetos como a criação do disque racismo, que são exemplos e referencias de trabalho para o governo do Distrito Federal.

Viridiano Brito é um forte representante para Ceilândia e para diversos movimentos populares de defesa de direitos humanos e Igualdade Racial nas eleições de 2018 e questionado sobre o assunto o mesmo afirma que o nome esta a disposição para ser o representante que Ceilândia sempre sonhou e precisa, mas declara que precisa andar muito e ouvir a comunidade antes de uma decisão dessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário