Aproximadamente 700 hectares de palhada, floresta de eucalipto e mata nativa foram destruídos pelo fogo em uma propriedade rural de Cristalina
Cerca de 700 hectares de uma fazenda no Distrito de Campos Lindos, em Cristalina, foram destruídos por um incêndio de grandes proporções na segunda-feira, dia 30. A área queimada representa aproximadamente 30% da propriedade, que tem 2300 hectares no total.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado às 11h45 para controlar as chamas. A guarnição da 8ª Companhia de Cristalina, com apoio de outra equipe de Luziânia, se deslocou até a Fazenda Vereda. Já no local, cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) atuavam, juntamente com 95 brigadistas de fazendas vizinhas.
— Divulgação: CBMGO
As chamas atingiram áreas de palhada, plantações de eucalipto e também a mata nativa do Cerrado. A densa fumaça chegou até a área urbana de Campos Lindos, obrigando a interdição temporária da BR-251, próximo ao posto Sobral.
As equipes traçaram um plano de ação, dividindo as frentes de combate. Técnicas de combate direto, com abafadores e sopradores, foram combinadas com o uso de aceiros e linhas frias para tentar controlar o fogo. Tratores e caminhões-pipa foram utilizados no rescaldo para garantir que não houvesse reignição.
Ao todo, 35 bombeiros (CBMGO e CBMDF), 95 brigadistas, 23 tratores com grade, 15 tratores com tanque pipa, 4 carretas tanque e 7 caminhões tanque foram mobilizados, além de 230 mil litros de água.O incêndio foi controlado após várias horas de trabalho. As equipes permanecem monitorando a área para evitar novos focos. As causas do incêndio ainda estão sob investigação.
Fonte: https://www.dm.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário