CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atenção à Saúde --Em surto, Goiás intensifica campanha de vacinação contra o Sarampo

Cobertura vacinal de Tríplice Viral para crianças com 1 ano de idade no Estado é de 80,09%

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



Em 1992, o Brasil elaborou o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo como estratégia para eliminação da doença. Mas, devido baixas coberturas vacinais, a partir de 2018 o país passou a enfrentar um surto da doença, com a confirmação 10.351 casos de sarampo e 12 óbitos naquele ano. Com a prevalência deste surto por um período superior a 12 meses, o Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo em fevereiro de 2019.
A cobertura vacinal contra o sarampo em Goiás, desde 2015, tem se mantido abaixo do preconizado pelo Ministério da saúde que é de 95%. Em 2019, até o mês de julho, o percentual de doses aplicadas ficou em 80,9% para a tríplice viral e 72,89% para a tetra viral.
Em Goiás, segundo dados preliminares de 2019, foram notificados 44 casos suspeitos de sarampo, com a confirmação de 3 casos, sendo que 15 continuam em processo de investigação nos municípios de Posse, Luziânia, Senador Canedo, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Caçu e Valparaíso.

Surto de Sarampo

O surto de sarampo em nosso Estado está relacionado ao surto instalado em São Paulo, considerando que, os dois primeiros casos confirmados possuem histórico de viagem para aquele Estado. A confirmação de um terceiro caso no município de Goiânia configura a primeira cadeia de transmissão do sarampo estabelecida no Estado de Goiás, após 20 anos sem a circulação do vírus.
Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.

Vacinação

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) iniciou na última semana a vacinação de crianças na faixa etária de 6 meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias) devido o risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade neste grupo. Ressalva-se que essa dose ‘zero’ não será considerada para rotina, necessitando que os pais e ou responsáveis levem novamente as crianças para receberem a dose das vacinas Tríplice Viral, aos 12 meses, e Tetra Viral, aos 15 meses.
Também estão disponíveis doses da vacina Tríplice Viral para a população de 1 a 49 anos, sendo recomendadas para faixa etária de 1 a 29 anos duas doses da vacina contendo componente sarampo e de 30 a 49 anos uma dose. Essa vacinação é seletiva, ou seja, feita a partir da avaliação da situação vacinal do paciente que procurar a sala de imunização, por isso a importância da população, ao procurar a unidade de saúde para vacinar-se, levar o cartão de vacina para avaliação do profissional de saúde. Além do sarampo, a vacina tríplice viral protege contra rubéola e caxumba.
Para pessoas que perderam o cartão de vacinação, a orientação é procurar uma unidade de saúde para buscar os registros de vacinação no sistema online.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

Reforço na imunização

Anualmente, para vacinação de rotina, o Ministério da Saúde disponibiliza 30 milhões de doses. Além disso, em razão do surto atual de sarampo, já haviam sido adquiridas 10 milhões de doses adicionais. Nesta quarta-feira, 28, o governo anunciou mais 18,7 milhões de doses, totalizando 28,7 milhões complementares ao estoque de rotina. O volume será empregado este ano e também em 2020.
Fonte:Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário