sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Provas discursivas do CNU serão aplicadas em um mês; veja como se preparar

 

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Para cargos de nível superior, as provas serão aplicadas das 13h às 16h; nível intermediário participarão da segunda fase das 13h às 15h

JULIA GALVÃO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

As provas da segunda fase do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão aplicadas no dia 7 de dezembro, restando exatamente um mês para que os candidatos finalizem os estudos para as provas discursivas e organizem o que levar no dia do exame.

Para todos os cargos de nível superior, as provas serão aplicadas das 13h às 16h; enquanto candidatos do nível intermediário participarão da segunda fase das 13h às 15h.

Além disso, nos cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos ao todo. Para os cargos de nível intermediário, a prova será composta por uma redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.

As provas discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas, para cada uma das questões ou redação. Os locais de prova serão informados por meio do cartão de confirmação de inscrição, que será disponibilizado no dia 1º de dezembro no site da FGV Conhecimento, banca responsável pela organização da seleção.

O edital do concurso prevê que a avaliação das provas discursivas considerará como critérios:

  • Para nível superior: o domínio dos conhecimentos específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da língua portuguesa, que corresponderá aos 50% restantes;
  • Para a redação de nível intermediário, toda a nota da prova será referente ao uso da língua portuguesa.

A prova discursiva deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A PROVA OBJETIVA E DISCURSIVA?

Letícia Bastos, professora do Gran Concursos, diz que a prova objetiva é composta por questões de múltipla escolha que avaliam o reconhecimento de conceitos, aplicação e análise de conteúdos programáticos. Enquanto a prova discursiva demanda que o candidato elabore respostas abertas, com argumentação, fundamentação teórica, organização textual e contextualização do tema ao bloco.

Segundo ela, o diferencial da FGV na segunda fase está justamente na exigência de profundidade. Assim, não basta escrever bem, é preciso demonstrar domínio técnico, articular ideias com clareza, usar conceitos e aplicar o que o edital exige.

NO QUE FOCAR COM UM MÊS PARA A PROVA?

Com apenas cerca de quatro semanas para o exame, a professora diz que o foco deve ser em revisão ativa, prática intensa de questões/simulados e aprofundamento nos conteúdos de maior peso para o bloco escolhido.

“Não é o momento ideal para começar muitos assuntos novos. Em vez disso, priorize aquilo que você já estudou, corrija lacunas, treine redação ou provas discursivas, e estabeleça cronograma rígido de estudo, com tempo para descanso e revisão”, diz Letícia, que acrescenta que também é importante treinar a escrita com tempo limitado.

COMO POSSO AVALIAR SE ESTOU ME PREPARANDO BEM?

Para saber se estão bem preparados, a especialista afirma que os candidatos devem submeter seus textos a correção crítica, buscando feedback na estrutura, clareza de argumentação, adequação ao tema, precisão conceitual e qualidade da norma‑padrão.

Letícia diz que também é útil comparar seus textos com padrões de resposta ou correções de edições anteriores da FGV, anotando erros recorrentes e pontos de melhoria.

Outra prática é verificar se você consegue cumprir o tempo, respeitar o número de linhas ou o formato exigido, e se mantém coerência e coesão sob pressão.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DICAS PARA O DIA DA PROVA?

De acordo com a especialista do Gran Concursos, uma boa estratégia inclui:

  • Ler com cuidado o tema, sublinhar ou marcar palavras-chave, organizar mentalmente o esboço antes de começar a escrever;
  • Usar introdução clara que situe o tema, desenvolver com argumentos e exemplos específicos adequados ao bloco, concluir com retomada da tese ou proposta;
  • Gerenciar o tempo para não deixar resposta incompleta ou muito curta e reservar alguns minutos para revisão final;
  • Manter o foco na norma‑padrão da língua, evitar erros gramaticais que desqualifiquem o texto e garantir legibilidade.

QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS?

Para o professor Bruno Bezerra, do Estratégia Concursos, entre os erros mais comuns dos candidatos de nível superior estão:

Falta de domínio do conteúdo técnico: acontece quando o candidato não domina suficientemente o tema e acaba fugindo do assunto proposto ou apresentando argumentos superficiais. Segundo o especialista, isso é especialmente comum quando o tema envolve legislação, doutrina ou conceitos técnicos da área. Para evitar o erro, o candidato deve revisar os conteúdos específicos e praticar a redação de respostas curtas com base em temas prováveis da área de atuação.

Ausência de estrutura textual clara e problemas de coesão e coerência: neste caso, Bezerra diz que muitos candidatos não organizam o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão, o que prejudica a coesão e a progressão lógica das ideias. Além disso, o especialista diz que é comum o uso inadequado de conectivos, repetição de ideias, contradições e frases truncadas.

No casos dos candidatos de nível intermediário, o professor diz que, como a totalidade da nota será atribuída à avaliação da língua portuguesa, o foco deve estar na clareza, correção gramatical e domínio da norma culta. Entre os principais erros estão a falta de planejamento textual; problemas de concordância, regência e pontuação; e o uso inadequado da linguagem.

Para evitar esses erros, ele recomenda o treinamento de redações curtas semanalmente, ler textos de qualidade para ampliar o vocabulário e sempre revisar o texto antes de finalizar.

COMO POSSO ME PREPARAR PARA OS DIFERENCIAIS DA BANCA?

O professor diz que a melhor forma de se preparar para a FGV é por meio da análise de provas anteriores da banca e, principalmente, pela observação dos espelhos de correção que são divulgados após as provas.

“Esses espelhos mostram exatamente os pontos que deveriam ser abordados em cada resposta, permitindo ao candidato entender como a FGV distribui a pontuação e o nível de detalhamento esperado”, diz o especialista.

NÃO FUI BEM NA PROVA OBJETIVA. POSSO RECUPERAR NA DISCURSIVA?

Sim. Segundo o professor, candidatos que se destacaram na parte objetiva, mas não têm o mesmo domínio na escrita, podem perder posições na segunda fase. Por outro lado, quem ficou mais abaixo na lista inicial pode subir significativamente se apresentar um texto bem estruturado, coeso e tecnicamente correto.

“Em alguns casos, candidatos que estavam fora das vagas imediatas acabam entrando no grupo dos aprovados após a correção das discursivas”, diz o especialista.

COMO EVITAR DEIXAR QUESTÕES EM BRANCO?

O professor do Estratégia diz que a melhor forma de evitar deixar questões em branco na prova discursiva é treinar a gestão de tempo antes do dia do exame.

Segundo ele, o candidato deve praticar escrevendo textos dentro do mesmo tempo que terá disponível na prova, utilizando temas de concursos anteriores ou questões propostas por professores.

Durante as simulações, o especialista diz ainda que é importante testar como será feita a redação no dia da prova: se pretende escrever rascunho, se vai direto para a folha definitiva e quanto tempo levará em cada parte da resposta.

O QUE PODE ZERAR A MINHA NOTA?

O edital determina que será atribuída nota zero à questão que estiver em branco; apresentar letra ilegível; fugir do tema; e for respondida em local indevido. Além disso, a folha de textos definitivos não poderá ser assinada, nem conter qualquer marca que permita a identificação do candidato.

VEJA O CALENDÁRIO DO CNU 2025

EventoData
Disponibilização da imagem do cartão de respostas12/11/2025
Divulgação das notas finais das provas objetivas e convocação para as pessoas candidatas para a realização da prova discursiva12/11/2025
Obtenção impressa do cartão de confirmação de inscrição para realização da prova discursiva1/12/2025
Aplicação da prova discursiva7/12/2025
Divulgação da nota preliminar da discursiva e disponibilização do espelho de correção23/01/2026
Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da prova discursiva26/01 e 27/01/2026
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e do resultado definitivo da prova discursiva18/02/2026
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e do resultado definitivo dos procedimentos para as pessoas candidatas negras, indígenas e quilombolas e para as pessoas com deficiência18/02/2026
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após a realização das fases 1 a 420/02/2026
1ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas20/02/2026
Período para a 1ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas21/02 a 23/02/2026
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 1ª confirmação de interesse27/02/2026
2ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas27/02/2026
Período para a 2ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas28/02 a 02/03/2026
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 2ª confirmação de interesse6/03/2026
3ª convocação para confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas6/03/2026
Período para a 3ª confirmação de interesse das pessoas candidatas classificadas7/03 a 9/03/2026
Previsão de divulgação das listas com as classificações das pessoas candidatas, em vagas imediatas e lista de espera, após o resultado da 3ª confirmação de interesse16/03/2026
Início das convocações para nomeação, e, quando couber, para o procedimento de investigação social e funcional, a realização da defesa de memorial e prova oral e o curso ou programa de formação16/03/2026

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Agências do trabalhador têm 818 vagas abertas nesta sexta-feira (7)

 

Foto: Reprodução

Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2,8 mil

Encerrando a semana, nesta sexta-feira (7), as agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 818 vagas de emprego em diversas áreas de atuação. As oportunidades contemplam candidatos com diferentes níveis de escolaridade, incluindo funções com ou sem exigência de experiência prévia. Os salários variam conforme a função e podem chegar a R$ 2,8 mil, ampliando as possibilidades de inserção profissional no DF.
O posto com maior remuneração é o de açougueiro, em Águas Claras. São 15 vagas e é necessário ter experiência prévia na função e ensino fundamental completo.

Já o cargo com mais oportunidades abertas é o de repositor de mercadorias, também em Águas Claras, com 40. É preciso ter ensino fundamental completo, mas não há exigência de experiência. O salário é de R$ 1.568.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador (https://sedet.df.gov.br/canal-do-empregador), no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Com informações da Agência Brasília

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Detran-DF fiscaliza vagas especiais em Samambaia

 

Estacionar em vaga especial sem a credencial é multa gravíssima, sujeita a multa e remoção do veículo | Foto: Divulgação/Detran-DF

Operação 12 condutores estacionados de forma irregular nesses espaços

Em Samambaia, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu, na tarde desta quinta-feira (6), uma ação de fiscalização voltada ao uso adequado das vagas especiais de estacionamento. A operação teve como meta assegurar que os espaços reservados a idosos, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) sejam utilizados de forma correta, reforçando o respeito e a acessibilidade no trânsito.

Durante a operação, os agentes de trânsito vistoriaram 44 vagas especiais e flagraram 12 veículos estacionados indevidamente nesses espaços. Outras 28 infrações foram registradas por estacionamento em áreas não permitidas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utilizar vagas reservadas a pessoas com deficiência ou idosos sem a credencial correspondente é infração gravíssima, sujeita à penalidade de 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.

A ação contou com a participação de quatro agentes de trânsito, duas viaturas operacionais, um guincho e uma empilhadeira. As equipes atuaram em áreas comerciais e residenciais.

Com informações da Agência Brasília

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento

 

As três estações entregues na gestão Ibaneis Rocha receberam investimentos superiores a R$ 44 milhões em obras civis, sistemas elétricos e equipamentos de acessibilidade, como elevadores e escadas rolantes | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência; duas novas estações já em construção no ramal de Samambaia ampliam mobilidade da região e contam com investimento de mais de R$ 348 milhões

Após mais de 20 anos, o metrô do Distrito Federal voltou a se expandir. Desde 2019, o Governo do DF (GDF) entregou três novas estações — Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul — e iniciou a ampliação da Linha 1 no ramal de Samambaia, que deve ganhar duas novas paradas nos próximos anos. Os investimentos representam uma nova fase para o Metrô-DF, marcada pela modernização tecnológica, expansão da rede e crescimento da receita tarifária, reforçando o compromisso com a mobilidade urbana e a eficiência do transporte público.

As três estações entregues na gestão Ibaneis Rocha receberam investimentos superiores a R$ 44 milhões em obras civis, sistemas elétricos e equipamentos de acessibilidade, como elevadores e escadas rolantes. Na 106 Sul, a arrecadação com locação de espaços e publicidade já ultrapassou R$ 6 milhões desde 2020. Na 110 Sul, foram mais de R$ 5 milhões em receitas adicionais.

Para além do aumento na receita tarifária, que consequentemente é utilizada para investir em serviços de modernização e manutenção da linha e melhor atender a população do Distrito Federal, as novas estações refletem também em uma maior adesão da população a este tipo de modal.

“Quando entregamos novas paradas, como conseguimos fazer de 2019 para cá, a gente consegue trazer mais passageiros para o sistema. E isso tem uma vantagem prioritária que é atender o cidadão. As pessoas que moram e que trabalham no entorno dessas estações até então não tinham disponibilidade de poder usar o metrô para se deslocar e agora passam a ter essa oportunidade. Então, a gente cumpre a nossa responsabilidade social e ainda aumenta as receitas do Metrô para investir em outras frentes”, afirmou o presidente da companhia, Handerson Cabral Ribeiro.

Expansão em andamento

Atualmente, o Metrô-DF conta com 42,3 km de extensão, conectando Brasília a Ceilândia e a Samambaia. Em dias úteis, transporta entre 160 mil e 180 mil usuários. O traçado em formato de “Y” inclui o eixo principal até Águas Claras (19,1 km), o ramal até Ceilândia Norte (14,3 km) e o trecho até Samambaia (8,8 km).

Para os próximos anos, a previsão é que o alcance dos vagões seja ainda maior. Isso porque este GDF trabalha na expansão da Linha 1 em Samambaia, que prevê duas novas estações e 3,6 quilômetros de via. O investimento é de R$ 348,9 milhões e conta com recursos garantidos no orçamento até 2026.

Em Ceilândia, a expectativa é que outras duas estações sejam construídas do zero também. Ainda em fase de análise pelo Tribunal de Contas do DF, o projeto será licitado em breve para ampliar a atuação do metrô na região. Somadas, as obras vão acrescentar 6 quilômetros de linha e quatro novas estações, beneficiando mais de 35 mil passageiros por dia.

A região Sul, que compreende Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro, também deve ser contemplada com a expansão do metrô. No momento, as equipes trabalham nos estudos preliminares funcional e de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implementar a chamada Linha 2. A previsão é que seja uma via de aproximadamente 50 km para ligar essas regiões à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios.


A região Sul, que compreende Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro, também deve ser contemplada com a expansão do metrô

O crescimento do metrô e a chegada de novas estações já mudam a rotina de quem utiliza o transporte público no DF. Para estudantes, trabalhadores e moradores, o investimento deste GDF traz mais conforto, segurança e praticidade no dia a dia, como é o caso do estudante Douglas Oliveira, de 20 anos.

“Eu moro em Ceilândia e vim para o Plano encontrar um amigo. Essa estação da 106 facilitou muito pra mim agora, porque está próximo de um ponto que antes não existia. E agora facilita demais. Eu uso o metrô todo dia, porque faço estágio no Park Shopping, então eu costumo usar todo dia. É um ambiente seguro, limpo”, elogiou o estudante.

Já para quem usa o metrô eventualmente, a experiência também é positiva. “Eu acho a estação limpa, é tudo maravilhoso. Eu gosto de pegar o metrô”, avaliou a cabeleireira Maria Clemes Ferreira, 54.

Modernização da frota e novos trens

Em paralelo à ampliação da rede, este GDF prepara a compra de 15 novos trens e a manutenção completa de 20 modelos da série 1000, considerados os mais antigos que circulam desde o início da operação, em 2001. O investimento previsto para a aquisição dos novos vagões é de cerca de R$ 900 milhões.

“Quando entregamos novas paradas, como conseguimos fazer de 2019 para cá, a gente consegue trazer mais passageiros para o sistema. E isso tem uma vantagem prioritária que é atender o cidadão. As pessoas que moram e que trabalham no entorno dessas estações até então não tinham disponibilidade de poder usar o metrô para se deslocar e agora passam a ter essa oportunidade”Handerson Cabral Ribeiro, presidente do metrô

“Essa seria a primeira intervenção robusta, porque ao longo desse tempo eles vêm passando por todo o programa de manutenção. Mas mesmo assim se faz necessário pegar esses primeiros equipamentos e os modernizar inteiramente para que fique tecnologicamente mais próximo do que teremos com os veículos novos, para garantir que eles não tenham falhas por questão de idade ou dos sistemas e não prejudiquem o funcionamento de toda a linha, já que é tudo interligado”, acrescentou Handerson.

Para os próximos anos, também está prevista a troca completa do sistema de sinalização e controle, estimada entre R$ 600 e R$ 800 milhões, o que permitirá maior segurança, eficiência energética e regularidade na circulação dos trens.

Mais tecnologia e conforto para o usuário

Além das grandes obras de infraestrutura e expansão, o Metrô-DF tem investido em modernização tecnológica. Entre as principais entregas estão a implantação do pagamento por aproximação diretamente nas catracas, a substituição e ampliação dos validadores, o uso de QR Code no lugar dos bilhetes de papel, painéis informativos com horários de chegada e partida dos trens em todas as 27 estações e o lançamento do aplicativo, que permite acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema e o horário das linhas.

Outra mudança importante foi o novo horário de operação, com abertura das estações às 5h30, meia-hora mais cedo do que antes, e o funcionamento estendido até 21h30 aos domingos, atendendo a uma demanda antiga dos usuários.

“No domingo, a gente funcionava apenas até 19h e isso era uma reclamação muito forte dos nossos passageiros. Então, com essa ampliação aliada ao Programa Vai de Graça, que concede transporte gratuito aos domingos, nós conseguimos fazer com que dobrasse o número de passageiros que normalmente utilizavam nosso sistema aos domingos. É um sucesso porque as pessoas estão saindo para passear com as suas famílias e tem aquela parcela da população que trabalha nesse dia e consegue ir e voltar de graça também”, pontuou o presidente da companhia, Handerson Cabral Ribeiro.

Aos domingos, por exemplo, com a implementação do Vai de Graça pelo governador Ibaneis Rocha, o metrô registrou um salto de 30 mil usuários para 50 mil com a gratuidade no modal.

Com as obras em andamento, a modernização do sistema e a previsão de mais investimentos futuros, a expectativa é que o Metrô-DF possa atender bem as próximas décadas de crescimento da capital federal. “Todos esses projetos em andamento, estamos trabalhando para trazer o mais moderno que a gente puder para o metrô do Distrito Federal. Nosso objetivo é deixar o metrô pronto para os próximos 40 anos com tecnologia de ponta, conforto e confiabilidade”, concluiu Handerson.

Com informações da Agência Brasília

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Mudanças na Rodoviária do Plano Piloto com a nova gestão

 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Depois de cinco meses à frente da gestão da Rodoviária do Plano Piloto, a Concessionária Catedral realizou muitas mudanças no espaço para melhorar o dia a dia de quem transita pelo terminal.

Desde que assumiu a gestão da Rodoviária do Plano Piloto, em junho, a Concessionária Catedral fez uma série de mudanças no espaço em que circulam mais de 700 mil passageiros diariamente. Entre as ações feitas, a última atualização incluiu a instalação de um climatizador com umidificador de ar para amenizar calor e reforçar o bem-estar dos usuários. Entre as mudanças que o local recebeu, uma delas foi a instalação de bebedouros públicos com água gelada e gratuita em ponto estratégico do terminal para garantir hidratação e bem-estar do que por ali passam. O JBr conversou com os usuários de transporte público na rodoviária para saber o que acharam das atualizações. 

Nesses cinco meses em que a concessionária assumiu a administração do espaço instalou cerca de 50 telas digitais com informações em tempo real de horários  e trajetos dos ônibus, notícias locais, campanhas de utilidade pública e conteúdos publicitários. Mas as mudanças no local só começaram: foi realizada a implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), com câmeras e reconhecimento facial; a contratação de fiscais de plataforma identificados com coletes, que orientam passageiros e auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção; também estão sendo feitas a atualização do funcionamento das 12 escadas rolantes com manutenção preventiva permanente, a reforma dos elevadores e a modernização em andamento.

Para a melhoria da vida dos usuários do transporte público que passam pelo terminal, foi iniciada a instalação de climatizadores com umidificador de ar para aliviar a sensação térmica e proporcionar mais conforto aos usuários nos dias de calor intenso. Segundo a concessionária, a iniciativa faz parte das ações de cuidado e acolhimento ao público. 

Outra atuação em prol dos passageiros, foram os bebedouros públicos com água gelada e gratuita, colocados em um ponto estratégico do terminal para garantir a hidratação de quem circula por ali. O compromisso da gestão é com o conforto e a segurança das pessoas, segundo Enrico Capecci, diretor da Concessionária Catedral. “Pequenas ações como essas fazem toda diferença no dia a dia de quem passa pela rodoviária, principalmente em períodos de calor intenso. Cuidar das pessoas também é uma forma de revitalizar o espaço público”, destacou.

A empresa responsável pelo terminal também apontou que foram feitos reforços na limpeza, zeladoria e segurança do espaço, além da implantação de seguro contra sinistros e monitoramento por câmeras nos estacionamentos, que foram modernizados, com seguro veicular incluído e rotatividade nas vagas.

Projetos mais focados na experiência humanizada também foram pensados pela nova gestão, que criou o “Cantinho do Desabafo”, em parceria com o Projeto HELP, oferecendo acolhimento emocional gratuito, e mantém ações diárias de limpeza intensiva e obras estruturais nas calçadas e áreas externas. Além disso, foi criada também a primeira sala multisensorial da Rodoviária, voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Em poucos meses, a rodoviária já é outra: mais limpa, segura, acolhedora e organizada. Seguimos com um plano de melhorias contínuas, com atenção tanto à infraestrutura quanto às pessoas que fazem parte da rotina do terminal”, ressaltou o diretor.

Também houve uma intensificação da zeladoria, com lavagem de piso, teto, paredes e manutenção constante dos banheiros. Outra mudança foi focada no relacionamento direto com os lojistas, com proposta de padronização das lojas, apoio técnico e incentivo à ampliação dos horários de funcionamento. A empresa que gere o terminal também destacou que projetos para novos terminais do BRT estão em análise junto aos órgãos de patrimônio do DF. 

A empresa tem contrato de concessão com um prazo de 20 anos que prevê investimentos de aproximadamente R$ 120 milhões, implementados de forma gradual e planejada. De acordo com a Concessionária, as mudanças estão em curso e começam a transformar uma realidade que se arrastava por décadas.

Observações dos passageiros


Mardja Castro
crédito Amanda Karolyne

A recepcionista Mardja Castro, 45 anos, trabalha perto do terminal e sempre o utiliza para se locomover de casa para o trabalho e vice-versa. “Eu pego o metrô e quando eu passo, sempre vejo a movimentação e acredito que mudaram muito as coisas na Rodoviária”, disse. Essa mudança veio para melhor, segundo ela, o acesso melhorou muito. “Sempre tinha muitos camelôs impedindo a passagem”, destacou. Mardja acredita que é visível o quanto o local está mais limpo, inclusive os banheiros. “Eu já utilizei o banheiro depois da mudança de gestão e realmente está melhor. Não foi algo só de falar, teve muita mudança mesmo”, finalizou. 


Thomas Ferreira crédito  Amanda Karolyne

Thomas Ferreira, 37 anos, é cuidador social e semanalmente passa pela rodoviária para pegar um ônibus. Bem familiarizado com o espaço, ele achou que a melhora foi significativa nesses cinco meses de atuação da Concessionária Catedral. “A gente vê a rodovia mais limpa, as escadas rolantes e o elevador funcionando. Tem placas, tem avisos”, citou. Ele também pontuou que têm funcionários espalhados pelas áreas do terminal que podem guiar as pessoas e indicar onde está o ônibus certo.  “Eu acho que tem que melhorar só a questão dos horários. Tem dia que o ônibus passa, tem dia que não passa dentro do horário”, sugeriu.


Ana Paula do Nascimento Gaspar crédito Amanda Karolyne

Ana Paula do Nascimento Gaspar, 52 anos, técnica secretariada, diariamente passa pela Rodoviária do Plano Piloto e para ela, com toda certeza deu para perceber a mudança no local. “Melhorou bastante, porque antigamente a gente passava pelo terminal e mal conseguia andar porque tinha uns ambulantes espalhados vendendo produtos”, explicou. Para ela, os horários dos ônibus estão bem mais organizados e a circulação das pessoas melhorou significativamente.  “Melhorou 100%. Por mim, só precisa organizar direitinho os boxes dos ônibus. Porque tem um box só para vários e às vezes você está numa fila e tem que correr para o outro lado, eu acho que isso tem que melhorar”, completou.

Giovanna Rafaele  crédito : Amanda Karolyne 

A estudante Giovanna Rafaele, de 15 anos, costuma frequentar a Rodoviária algumas vezes. Para ela, foram poucas as mudanças no espaço até agora. “Tem muita melhoria para ser feita no terminal ainda”, salientou. Ela considera que as melhorias precisam ser feitas focando nas pessoas com deficiência, pessoas que usam cadeiras de roda e que precisam usar as escadas rolantes. “Mas eu percebi que melhoraram muito a parte da estrutura, como por exemplo o chão que está mais arrumado. Acredito que foi uma mudança pequena e tem que melhorar muito mais”, disse. 

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/



Fim de semana no DF tem teatro, música, festival cultural e exposição

 

Foto: Fabian

Eventos ocupam diversas regiões do Distrito Federal, com programação que inclui espetáculo inspirado em Clarice Lispector, feira de artesanato, show de Tim Bernardes, encontro de carros antigos e festivais

O fim de semana promete uma programação intensa no Distrito Federal, com música, teatro, gastronomia, cultura negra e encontros comunitários em diversas regiões. O destaque fica para o retorno do espetáculo “Simplesmente eu, Clarice Lispector”, estrelado por Beth Goulart, que volta ao Teatro Royal Tulip para apresentações entre os dias 7 e 9, trazendo uma leitura afetiva e sensível da obra e trajetória da escritora. No Parque da Cidade, o 20º Salão do Artesanato reúne mais de 300 artesãos do DF e de vários estados, além de shows musicais, oficinas e uma ampla praça de alimentação. Para quem circula por Ceilândia, o Festival Misturô ocupa a Praça da Administração neste sábado (8) e domingo (9), celebrando a produção local com feira de artesanato, gastronomia e apresentações musicais.

Os admiradores de carros antigos têm encontro marcado no sábado (8) com o 6º Encontro de Opalas e Caravans do Centro-Oeste, no estacionamento do Shopping Popular. Na Casa Niemeyer, segue em cartaz a exposição “Foto Preto Grafia”, que destaca produções fotográficas de matriz africana e marca a abertura da VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio. A cena musical se expande com o Trio Tunda, que apresenta o show Brasis em Brasa na Biblioteca Demonstrativa (7) e na 93ª Ecofeira do Mercado Sul, em Taguatinga (8). No Centro de Convenções Ulysses, Tim Bernardes se apresenta no sábado (8), com o repertório de Mil Coisas Invisíveis. Já a Arena BRB Nilson Nelson se prepara para receber, em nova data, o espetáculo Maiara & Maraísa In Concert.

Simplesmente eu, Clarice Lispector retorna a Brasília neste fim de semana

O espetáculo idealizado, concebido e protagonizado por Beth Goulart retorna a Brasília para nova temporada nos dias 7, 8 e 9 deste mês, no Teatro Royal Tulip. A montagem, criada a partir de depoimentos, entrevistas e correspondências de Clarice Lispector, além de fragmentos de obras como “Perto do Coração Selvagem”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e contos como “Amor” e “Perdoando Deus”, entrelaça a autora a quatro personagens femininas, revelando diferentes fases de sua vida e pensamento. A encenação, de atmosfera intimista, destaca temas como amor, silêncio, solidão e o mistério da existência, com trilha sonora original, iluminação e movimento cuidadosamente trabalhados.

Com estreia nacional em Brasília em 2009, o espetáculo se tornou um marco na carreira de Beth Goulart, tendo passado por cerca de 300 cidades e alcançado mais de 1,3 milhão de espectadores. A atriz define o trabalho como um mergulho profundo no universo sensível de Clarice, fruto de anos de pesquisa e preparação.


Foto: Fabian

Simplesmente eu, Clarice Lispector
Local: Teatro Royal Tulip
Endereço: SHTN Trecho 1 Conjunto 1 B – Bloco C
Dias 7, 8 e 9 de novembro
Horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: partir de R$ 25
Bilheteria: Belini 113 Sul (sem taxas), ou em https://bileto.sympla.com.br/event/109940/d/337302
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 min

20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade

De 5 a 9 deste mês, o Pavilhão do Parque da Cidade recebe a 20ª edição do Salão do Artesanato, um dos principais eventos do setor no país, com entrada gratuita. A programação reúne mais de 300 artesãos do Distrito Federal, Entorno e diversos estados, que apresentam peças que dialogam entre tradição e inovação. Além da feira, o público terá acesso a oficinas de gastronomia e artesanato, praça de alimentação, brinquedoteca, áreas de descanso e estacionamento gratuito. A curadoria destaca a força criativa do artesanato local, valorizando materiais, técnicas e referências culturais que traduzem a identidade do Cerrado e da capital.

A programação musical conta com 12 atrações, entre elas Roberta Campos, Orquestra Alada do Fuá do Seu Estrelo, Rosana Brown e Ariston Lima, celebrando diferentes expressões da música brasileira. A edição também evidencia a convivência entre artesanato tradicional e manualidades contemporâneas, com espaços como a vitrine Brasília Feita à Mão, organizada pelo Sebrae-DF, e a Vitrine Viva, que apresenta demonstrações ao vivo dos processos de criação.

Foto: Divulgação

20º Salão do Artesanato
De 05 a 09 de novembro de 2025
Pavilhão do Parque da Cidade – Brasília (DF)
Quarta a sexta: das 16h às 22h | Sábado e domingo: das 11h às 22h
Entrada gratuita | Classificação: livre

6º Encontro de Opalas e Caravans do Centro-Oeste

Neste sábado (8), o encontro de Opalas será realizado a partir das 8h, no estacionamento do Shopping Popular, ao lado da Rodoferroviária de Brasília. O evento reúne admiradores de carros antigos para celebrar modelos clássicos dos anos 70, 80 e 90, em um ambiente que valoriza a memória automobilística. O espaço contará com área kids e praça de alimentação, pensado para receber toda a família.

A programação musical fica por conta dos DJs Ivan Araújo e Jeferson Legal, que apresentam uma seleção de flashbacks. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Foto: Divulgação

6º Encontro de Opalas e Caravans do Centro-Oeste
Data: sábado, 8 de novembro
Horário: a partir das 8h
Local: Estacionamento do Shopping Popular, ao lado da Rodoferroviária de Brasília
Atrações: Exposição de carros, área kids, praça de alimentação e DJs Ivan Araújo e Jeferson Legal
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Foto Preto Grafia na Casa Niemeyer

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Casa Niemeyer recebe a exposição fotográfica “Foto Preto Grafia”, que reúne sete artistas: Luiz Roberto Moreira, Andyara Miranda, gabmeta, Denise Camargo, David Alves, Juliana Uepa e Letícia Miranda. A mostra apresenta diferentes abordagens da fotografia produzida no contexto da arte de matriz africana, com trabalhos que transitam entre releituras da mitologia grega, registros urbanos de Brasília e ensaios desenvolvidos no Benin. A curadoria é de Claudio Bull, com colaboração da professora e organizadora da VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, Edileuza Penha de Souza, além da equipe de Curadoria e Exposições do DEX/UnB.

As obras trazem perspectivas diversas sobre corpo, ancestralidade, território e memória, utilizando técnicas que vão da cianotipia ao filme analógico e instalações audiovisuais. A exposição marca também a abertura da VII Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio de 2025, reforçando o compromisso de valorizar narrativas negras no campo das artes visuais e do cinema. A mostra propõe ao público um percurso sensível que evidencia a força criadora e simbólica da produção afrobrasileira contemporânea.

Foto: Divulgação

Foto Preto Grafia 
Visitação: Até 05 de dezembro 2025  
Casa Niemeyer   
Endereço: Park Way, Quadra 26 Conjunto 3 
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 19h (exceto feriados). 
Classificação indicativa: livre  
Entrada gratuita  

Festival Misturô ocupa Ceilândia neste fim de semana

A Praça da Administração de Ceilândia recebe, no sábado (8) e domingo (9), o Festival Misturô, evento gratuito que reúne música, artesanato e gastronomia. A programação inclui shows, feira com expositores da região e praça de alimentação com opções variadas de food trucks, celebrando a diversidade cultural e o encontro de saberes da comunidade local.

Realizado pelo Instituto Impacta Brasília (IAB), com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o festival busca fortalecer a produção artística e econômica da cidade, criando um espaço de convivência, circulação de artistas e valorização do trabalho de artesãos e empreendedores.


Foto: Divulgação

Festival Misturô
Local: Praça da Administração de Ceilândia
Data: 8 e 9 de novembro
Entrada gratuita

Trio Tunda apresenta o show Brasis em Brasa no DF

Pela primeira vez no Distrito Federal, o Trio Tunda realiza duas apresentações do show Brasis em Brasa, que destaca a música instrumental produzida na Chapada dos Veadeiros. O grupo sobe ao palco na sexta-feira (7), às 19h, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, na Asa Sul. No sábado (8), o trio segue para Taguatinga, se apresentando na 93ª Ecofeira do Mercado Sul, às 21h. A entrada é gratuita.

Formado por Renato Segredo (guitarra), Flávio Marciano (contrabaixo) e Raphael Mosquito (bateria), o Trio Tunda combina elementos da música brasileira com improviso jazzístico e influência do rock, destacando ritmos como frevo, samba, xaxado, ijexá, forró e bumba meu boi. As apresentações fazem parte da circulação do show Brasis em Brasa, que prepara o terreno para o lançamento do primeiro EP do grupo, previsto para dezembro.

Foto: Duda Segredo
Trio Tunda – Circulação ‘Brasis em Brasa’
07/11 – 19h (sexta): Biblioteca Demonstrativa de Brasília – Asa Sul
08/11 – 21h (sábado): 93ª Ecofeira do Mercado Sul – Taguatinga
Entrada: franca


Maiara & Maraísa In Concert em Brasília

A Arena BRB Nilson Nelson receberá, em nova data, o show especial Maiara & Maraísa In Concert. O projeto apresenta a dupla em formato refinado, com arranjos inéditos e repertório que passeia por sucessos da carreira, homenagens e novas interpretações.


Foto: Divulgação

Maiara & Maraísa In Concert
Data: 09 de Novembro de 2025, Domingo
Horário: Em breve
Local: Arena BRB Nilson Nelson
Classificação: 18 anos

Tim Bernardes se apresenta em Brasília neste sábado (8)

O cantor e compositor Tim Bernardes se apresenta no sábado (8), no Centro de Convenções Ulysses. O show integra a turnê de Mil Coisas Invisíveis, segundo álbum-solo do artista, indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. No repertório, canções como Nascer, Viver, MorrerBB (Garupa de Moto Amarela)Mistificar e Última Vez, que destacam sua presença singular na cena musical contemporânea.

Fundador da banda O Terno, Tim reúne influências que transitam entre o indie e a MPB e tem parcerias e gravações com nomes como Gal Costa, Maria Bethânia e Alaíde Costa, além de admiradores internacionais como Fleet Foxes e Devendra Banhart.

Foto: Divulgação

Festival Estilo Brasil
Local: Centro de ConvençõesUlysses
Data: 08 de novembro (sábado)
Horário: 21h30
Ingressos: Bilheteria Digital | Ingressos ESTILO BRASIL – TIM BERNARDES

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/