sexta-feira, 31 de outubro de 2025

GDF regulamenta concessão de uso da Torre de TV para emissoras de rádio e televisão

 

Decreto regulamenta processo licitatório para a concessão de uso das áreas da Torre de Televisão de Brasília por emissoras de rádio e televisão | Foto: Divulgação/Setur-DF

As empresas interessadas deverão quitar, no prazo de até 180 dias a partir da publicação do decreto, todos os débitos relacionados ao preço público e tributos decorrentes da ocupação anterior

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta terça-feira (28), decreto que regulamenta o processo licitatório para a concessão de uso das áreas da Torre de Televisão de Brasília por emissoras de rádio e televisão. A medida, prevista na Lei nº 1.389, de 28 de fevereiro de 1997, tem como objetivo regularizar e organizar a ocupação do espaço, garantindo transparência e legalidade na utilização do local.

De acordo com o decreto, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) será responsável por conduzir o processo licitatório, que seguirá as regras da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

As empresas interessadas deverão quitar, no prazo de até 180 dias a partir da publicação do decreto, todos os débitos relacionados ao preço público e tributos decorrentes da ocupação anterior. Emissoras que possuam algum tipo de isenção fiscal precisarão apresentar requerimento junto ao órgão arrecadador para comprovar o benefício. As emissoras que já ocupam áreas na torre terão direito de preferência, desde que participem do certame e estejam em dia com suas obrigações.

O contrato de concessão de uso deverá conter cláusulas que definam as obrigações das emissoras, o valor a ser pago, o prazo de vigência, a possibilidade de prorrogação e outras responsabilidades legais, conforme a legislação vigente e determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Ainda conforme o texto, fica proibida a permanência de emissoras nas áreas da Torre de Televisão sem contrato de concessão vigente. Aquelas que permanecerem irregularmente estarão sujeitas a medidas administrativas e judiciais para desocupação do espaço.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, a regulamentação representa um passo importante para a gestão do patrimônio público e o fortalecimento da comunicação na capital.

“A Torre de TV é um dos principais símbolos de Brasília, e essa medida traz mais transparência e segurança jurídica tanto para o poder público quanto para as emissoras. Estamos garantindo o uso regular do espaço e contribuindo para a preservação e valorização desse importante ponto turístico e cultural”, destacou o secretário.

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, no dia 28 deste mês.

*Com informações da Secretaria de Turismo (Setur-DF)

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Cemitérios vão ter horário especial no feriado de Finados

 

Foto: Divulgação/Sejus-DF

As unidades do Campo da Esperança vão abrir uma hora mais cedo no dia, às 7h

Por Larissa Barros

No próximo domingo (2), feriado de Finados, os cemitérios do Distrito Federal terão horário especial. As unidades administradas pelo Campo da Esperança, localizadas na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho, vão abrir uma hora mais cedo, às 7h, e permitir a entrada de visitantes até as 18h. As atividades internas seguem até as 19h.

No cemitério da Asa Sul, três portões vão estar abertos: o principal, o do Parque da Cidade e o do Setor Policial. A entrada de veículos, porém, será restrita na Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, apenas carros com autorização de vagas especiais para idosos, pessoas com deficiência ou autistas vão poder acessar. Já em Planaltina e Brazlândia o acesso será exclusivo para pedestres. Em todas as unidades, a entrada de visitantes ocorrerá pelos portões principais, com sinalização e fiscalização de trânsito reforçadas.

Para facilitar a circulação do público, o transporte interno gratuito será oferecido nos quatro maiores cemitérios do DF, Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, com vans circulando a cada 15 minutos, em média. Atendentes estarão disponíveis para auxiliar na localização de jazigos, que também poderá ser feita por meio de terminais de consulta e QR codes instalados nas entradas. Ao todo, 21 funcionários extras e 174 colaboradores vão reforçar o atendimento ao longo do dia.

A segurança terá com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos do GDF. Neste dia, os vendedores ambulantes não vão poder circular nas áreas internas. Representantes de diferentes religiões estarão presentes com programações próprias, e a Arquidiocese de Brasília vai realizar missas nos seis cemitérios.

Comércio de flores está otimista com vendas no feriado

O feriado de Finados deve impulsionar as vendas de flores e velas no Distrito Federal. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio-DF com 90 estabelecimentos do setor, o clima é de otimismo entre os empresários, que esperam maior procura por produtos usados nas homenagens do dia.

Segundo o levantamento, 66,7% dos lojistas acreditam que as vendas deste ano serão maiores que as do ano passado, enquanto 31,1% projetam estabilidade e apenas 2,2% esperam queda. A pesquisa aponta crescimento médio de 7,6% nas vendas e um aumento do ticket médio, que deve passar de R$58,40 em 2024 para R$60,33 em 2025.

As flores seguem como a principal forma de homenagem aos entes queridos. As rosas lideram a preferência dos consumidores, com 31,74% das vendas. Na sequência aparecem kalanchoes (16,52%), margaridas (13,48%), crisântemos (13,04%) e lírios (10,87%). Também se destacam as comercializações de girassóis (10%), flores do campo (2,61%), antúrios (1,30%) e outras espécies (0,44%).

Entre os fatores que impulsionam o otimismo do setor, 52% dos entrevistados destacam o forte impacto da data no movimento das lojas. Promoções especiais (23%), diversidade de produtos (10%), qualidade (10%) e preços acessíveis (5%) também foram citados.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, os resultados demonstram o peso da data para o comércio local. “O Dia de Finados é um momento de lembrança e respeito, mas também representa oportunidade de trabalho e renda para empresários e trabalhadores do setor”, afirma.

Já entre os empresários com projeções menos favoráveis, metade aponta a alta nos preços como motivo principal. A outra parcela afirma que a data não costuma alterar significativamente o fluxo de vendas.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Feira internacional de educação reúne universidades de vários países em Brasília

 

Fotos: Divulgação

O evento vai ser realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo mais de 80 expositores de diversos países.

O principal evento de educação internacional da América Latina terá uma nova edição no dia 6 de novembro, em Brasília. O Salão do Estudante oferece oportunidades de estudo no exterior e será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul. A entrada é gratuita, e o público poderá visitar estandes de universidades e instituições internacionais para tirar dúvidas sobre processos seletivos, bolsas e vistos. Com mais de 80 expositores de diversos países, a feira reúne uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação para quem busca a melhor universidade no exterior.

Segundo Priscilla Gomes, diretora de Times Higher Education (BMI/THE), o evento vai trazer universidades de países como os Estados Unidos, França, Canadá e Portugal até Brasília. “Esses representantes virão especialmente para conhecer os estudantes de Brasília que querem fazer uma graduação ou pós-graduação lá fora”, disse. Ela acredita que essa é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas sobre custos, acomodação, vistos e como funciona o processo para entrar em uma faculdade. “E além desses estandes, também vão ter seminários bem informativos”, acrescentou. 



O Salão do Estudante é realizado pela Times Higher Education (BMI/THE), que desde 1987, conecta estudantes brasileiros as mais renomadas instituições de

ensino internacionais. O objetivo da feira, de acordo com Priscila, é fazer a ponte entre as universidades recrutadoras e os estudantes brasileiros. “Nós somos a ponte de encontro dessas universidades que estão vindo para o Brasil para divulgar os seus cursos e recrutar brasileiros que querem estudar lá fora.” Mas para ela, o bacana do evento é poder ter contato com diversas universidades de diversos países em um lugar só.

Para visitar a feira, o processo é muito fácil: basta entrar no site do Salão do Estudante e se cadastrar. Segundo Priscilla, os pais e estudantes são bem-vindos. “Até mesmo porque tem cursos disponíveis para todas as idades, tem opção de graduação, pós-graduação, cursos de idiomas mais curtinhos também e tem ensino médio. Tem cursos para todos os gostos e todos os bolsos”, reforçou.

Em uma pesquisa realizada pelo Salão do Estudante, foi revelado que 65% dos brasileiros que planejam estudar fora do país são mulheres, contra 35% de homens.  Priscilla contou ao JBr que a pesquisa é realizada duas vezes ao ano com as pessoas que estão interessadas em viajar para fora. “São mais de 60 mil pessoas que respondem a esse cadastro. E esse último resultado mostra que as mulheres hoje em dia sabem da importância que é o mercado de trabalho e de se destacar nesse mercado”, comentou. 

Ela acredita que a mulher sabe que é preciso se destacar e da importância de ter um idioma a mais no currículo e de ter contato com diversas culturas. Priscilla afirma que ao voltar de uma viagem internacional, a mulher vai estar muito mais preparada para ter um currículo diferenciado. “Hoje em dia as grandes empresas que oferecem os empregos e salários mais interessantes são as multinacionais e as que têm contatos com outras culturas e com empresas internacionais também.” 

Serviço:
Brasília – 6 de Novembro
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul
Horário: 15h às 18h30

https://salaodoestudante.com.br

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Último dia para inscrições na rede pública do DF

 

Foto: Felipe de Noronha/Ascom SEEDF

Cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site da SEEDF ou pelo 156

CARLIANE GOMES 
redacao@grupojbr.com

Nesta sexta-feira (31), termina o prazo para os estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2026 realizarem a inscrição. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF) ou pelo telefone 156, opção 2. A inscrição é obrigatória para novos alunos e para quem vai se transferir de outro sistema de ensino. O processo abrange todas as etapas da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O prazo para solicitação de remanejamento entre escolas também se encerra nesta sexta. O pedido deve ser feito diretamente na unidade onde o estudante está matriculado em 2025. Segundo a secretaria, o procedimento não se aplica a escolas que ofertam Educação Profissional e Tecnológica, Centros de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional e Técnica (CEMIs) e Escolas Técnicas, que seguem regras próprias e terão inscrições abertas em janeiro.

Até o dia 30 de outubro, a SEEDF registrou 19.390 inscrições de crianças e adolescentes. A pasta informou que “a expectativa é de crescimento gradual desse número até o fim do prazo”, considerando o histórico de aumento nas últimas horas de inscrição. A rede pública do DF não define um número fixo de vagas para as etapas já universalizadas. “Todas as crianças e adolescentes de 4 a 18 anos que procurarem a rede serão matriculados, conforme a disponibilidade e a capacidade de atendimento das unidades escolares”, destacou a Secretaria de Educação.

O 1º período da Educação Infantil segue como a etapa com maior procura, representando cerca de 50% das inscrições realizadas. Entre as regiões administrativas, Ceilândia lidera a demanda, com 3.093 cadastros até o momento. “O número reflete o tamanho da população da região, que é a mais populosa do Distrito Federal”, explicou a pasta. No caso de estudantes com deficiência ou transtornos, o atendimento é feito presencialmente nas Coordenações Regionais de Ensino. “Essas famílias são acolhidas e encaminhados para triagem de demanda. Após análise individual do caso, a inscrição é realizada diretamente na Regional, garantindo o encaminhamento para escolas que disponham do atendimento educacional especializado necessário”, informou a secretaria.

Após o encerramento das inscrições, será realizado um sorteio eletrônico das vagas, considerando a proximidade da residência ou do local de trabalho do responsável. O resultado será divulgado em 30 de dezembro, no site da secretaria e pelo telefone 156. Os estudantes contemplados deverão confirmar a matrícula entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026, presencialmente, na escola indicada. “As famílias que não realizarem a inscrição dentro do prazo regular poderão participar do 2º Momento do processo de Vagas Remanescentes”. As inscrições ocorrerão entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2026, por meio do site oficial da SEEDF. 

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Natal deve impulsionar 3,8 mil contratações temporárias no comércio do DF

 

Fotos: Daniel Xavier / Jornal de Brasília

Setor projeta alta de 4,1% nas vagas em relação ao ano passado, com expectativa de R$ 282 milhões em vendas entre novembro e dezembro.

Por Daniel Xavier
daniel.xavier@grupojbr.com 

Com a aproximação da Black Friday, do Natal e do Réveillon, o comércio do Distrito Federal já se prepara para o período mais movimentado do ano  e, junto com ele, para a abertura de novas oportunidades de emprego. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas deverão criar 3.887 vagas temporárias até janeiro de 2026, um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

As contratações já começaram e se concentram nos segmentos de roupas, calçados, brinquedos e acessórios, que costumam liderar as vendas no fim do ano. Em todo o país, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), serão mais de 535 mil vagas abertas. A projeção é otimista: a expectativa é que as vendas de novembro e dezembro movimentem R$ 282 milhões na economia brasiliense, frente aos R$ 234 milhões registrados em 2024.

“O varejo está otimista. Este tem sido um ano positivo, com crescimento médio de 5,2% nas principais datas comemorativas. Há mais dinheiro em circulação e mais empregabilidade em setores que precisam de reforço de mão de obra”, explica Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista.



Oportunidade e porta de entrada

As contratações temporárias se consolidam como o principal caminho para quem busca o primeiro emprego ou tenta recomeçar no mercado de trabalho. Segundo Abritta, o fim de ano é um “teste de ouro” para o trabalhador que deseja ser efetivado.

“A efetivação depende muito mais do funcionário do que do lojista. O mercado está carente de mão de obra, então quem se destaca nesse período, mostrando vontade, responsabilidade e simpatia, tem grande chance de ser contratado de forma definitiva”, afirma o empresário.

O percentual de efetivação após o período natalino costuma variar entre 7% e 12% no DF. Em alguns casos, o trabalhador contratado em novembro é incorporado ao quadro permanente da empresa já em janeiro. “O varejo é a principal porta de entrada para o primeiro emprego e, muitas vezes, o início do primeiro negócio”, destaca Abritta.

Perfil dos temporários

De acordo com o presidente da Asserttem, Alexandre Leite Lopes, o perfil dos temporários deste ano é bastante diverso, mas segue uma tendência de inclusão. “Temos observado uma ampliação da participação de mulheres, jovens de 18 a 24 anos e profissionais acima dos 40 anos, grupos que enfrentam mais dificuldade de inserção”, explica.

Muitos cargos não exigem experiência prévia nem formação específica, o que torna as vagas temporárias ideais para quem busca uma recolocação rápida. “O trabalho temporário oferece renda imediata, qualificação prática e possibilidade real de efetivação. É uma oportunidade para iniciar ou retomar a carreira”, completa Lopes.

Ele reforça que a contratação deve sempre ser formalizada por meio de agências certificadas pelo Ministério do Trabalho, para garantir segurança jurídica e respeito aos direitos trabalhistas. “Hoje, cerca de 20% dos temporários conseguem ser efetivados após o contrato. Esse percentual é fruto de dedicação, atitude proativa e comprometimento com o trabalho”, aponta o dirigente.

Nas vitrines do ParkShopping

No ParkShopping, um dos principais polos de consumo do DF, a empresária Wiviane Gadelha, dona da loja Ramp,  que vende artigos esportivos, moda jovem e esporte, vai abrir quatro vagas para vendedores temporários .

“Estamos com uma expectativa bem positiva, de crescer pelo menos 15% em relação ao ano passado. Para isso, buscamos jovens entre 18 e 25 anos, com ou sem experiência, mas que sejam comunicativos, proativos e gostem de moda”, conta Wiviane.

Arquivo Pessoal

Para ela, o segredo está em oferecer uma experiência encantadora ao cliente, algo que nenhuma oferta digital substitui. “Nada supera o contato humano. Investimos em treinamentos para que o atendimento seja sempre acolhedor. O cliente precisa se sentir à vontade, não apenas comprar um produto”, explica.

A empresária acredita que o esforço e o engajamento durante o período de maior movimento são diferenciais importantes para quem sonha com uma vaga fixa. “Um bom resultado de vendas, comprometimento e espírito de equipe contam muito. Já efetivamos temporários que se destacaram justamente por essas qualidades.”

Como garantir uma vaga

Para quem busca uma oportunidade, a rapidez na candidatura é essencial, alerta Rosa Bernhoeft, especialista em gestão de pessoas e CEO da Alba Consultoria. “As vagas são preenchidas rapidamente. É importante estar atento aos canais de divulgação, como sites de recrutamento (LinkedIn, Catho, InfoJobs, Sine) e redes sociais”, orienta.

Grupos de WhatsApp e perfis de empresas no Instagram e Facebook também têm se tornado espaços ativos para divulgação de vagas. “Vale a pena participar desses grupos e, se possível, entregar currículos presencialmente em lojas, shoppings e supermercados. Essa proatividade faz diferença, especialmente em processos seletivos mais ágeis”, acrescenta.

Segundo Rosa, o trabalho temporário pode ser um grande trampolim profissional. “As empresas usam o período de fim de ano para avaliar o desempenho em situações reais de alta demanda. Quem demonstra pontualidade, boa relação interpessoal e foco em resultados tem chances reais de ser efetivado. Encare o contrato temporário como uma entrevista de emprego estendida.”



Estratégias e competição

Para o especialista em empreendedorismo Flávio Hideo, o sucesso das vendas de fim de ano dependerá de clareza na comunicação e equilíbrio entre o físico e o digital. “A Black Friday é uma disputa acirrada. As marcas que simplificam a mensagem e deixam claro o valor do produto se destacam. Também é essencial estar preparado para o ambiente online, já que boa parte das compras passa por esse canal”, observa.

Hideo defende que os empresários aproveitem a data para fortalecer o relacionamento com o cliente e fidelizar o público: “A melhor experiência é aquela que une preço competitivo e atendimento de qualidade. Esse é o diferencial que mantém o consumidor voltando mesmo após o fim das promoções”.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/


A REFORMA PROTESTANTE

 



A Reforma Protestante (508 anos) teve como um de seus motivadores a indignação de Lutero com a busca por riqueza, poder e pomposidade da Igreja, evidenciada pela gigantesca e custosa obra da Basílica de São Pedro. Esse foco no dinheiro e a frieza espiritual da liderança da época causavam estranheza até mesmo entre seus membros, preparando o cenário para o 31 de Outubro.


Como cristão pentecostal que ama a teologia reformada, lamento que a Reforma tenha se distanciado dos aspectos miraculosos da Igreja. Embora reconheça o perigo de fabricar ou forçar manifestações do Espírito — o que beira a desonestidade — a posição mais segura é apegar-se firmemente às Escrituras, mas sem deixar de ansiar pela ação sobrenatural de Deus em nossos dias, conforme Sua vontade.

Desejo uma igreja viva, não apenas cheia de dons e talentos, mas onde a ação miraculosa e sobrenatural de Deus seja visível na vida de seus líderes e membros, tal como vemos em relatos da Igreja primitiva, ao longo de toda a história e por vezes, em testemunhos atuais.

Que a celebração da Reforma seja um convite a estarmos sempre nos reformando, inclusive em nossa expectativa pelo sobrenatural. Que sejamos cheios da Palavra, preguemos com ousadia e, se Deus assim o desejar, que o mundo possa crer para ver a Sua glória (Jo 11.40)!”


Na charge, São Domingos repreende um cardeal que admirava a suntuosidade da igreja, prova de que antes da reforma já havia descontentamento.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

MANHÃ DE AUTOCUIDADO E CONSCIENTIZAÇÃO MARCA O EVENTO PAIF ESF IPANEMA - OUTUBRO ROSA




Na manhã desta quinta-feira, o CRAS Ipanema, em parceria com a ESF Ipanema, promoveu uma bela ação em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.


O encontro foi realizado no espaço da ESF Ipanema (Posto de Saúde) e reuniu dezenas de mulheres da comunidade em uma manhã especial, repleta de autocuidado, informação e acolhimento. As participantes puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, sessões de massagem relaxante e orientações importantes sobre saúde e prevenção.


Durante o evento, as equipes do PAIF e da ESF reforçaram a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher, destacando que a prevenção é o melhor caminho para salvar vidas.


A ação faz parte das atividades integradas do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e tem como objetivo fortalecer vínculos, promover o bem-estar e aproximar os serviços públicos da comunidade.


🌸 Outubro Rosa é mais que uma campanha — é um lembrete de amor, cuidado e esperança.

O CRAS Ipanema agradece a participação de todas e reforça o compromisso de continuar promovendo ações que valorizem a saúde e o bem-estar de nossa população.

Atendimento ginecológico na rede pública do DF vai além do cuidado clínico

 

Layla Gabrielle é mãe de duas meninas e já pensa em quando elas estiverem na idade de ir ao ginecologista: “Depois que me tornei mãe, entendi que cuidar da minha saúde também é cuidar das minhas filhas” | Foto: Divulgação/IgesDF

A ginecologista e obstetra Rafaella Torres, do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), destaca que o especialista é um aliado essencial da saúde integral da mulher

O Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, celebrado nesta quinta-feira (30), reconhece a dedicação dos profissionais que acompanham a saúde das mulheres. Nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), esse cuidado vai além do consultório e se traduz em escuta, acolhimento e orientação contínua, desde a primeira consulta na adolescência até a maturidade.

A ginecologista e obstetra Rafaella Torres, do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), destaca que o especialista é um aliado essencial da saúde integral da mulher. “É um profissional que não cuida apenas do sistema reprodutor. Ele orienta sobre saúde sexual, prevenção de doenças, qualidade de vida e autoconhecimento. Estar presente nesse processo é um privilégio e uma grande responsabilidade”, afirma.

Cada consulta é também um espaço de diálogo, um momento para tirar dúvidas e fortalecer a autonomia da paciente sobre o próprio corpo. Layla Gabrielle Santos, 37 anos, mãe de duas meninas, busca esse acompanhamento todos os anos e reforça a importância de manter a rotina ginecológica em dia.

“Depois que me tornei mãe, entendi que cuidar da minha saúde também é cuidar das minhas filhas. A gente tem o costume de deixar tudo para depois, mas a prevenção traz tranquilidade. É um gesto de amor-próprio e de responsabilidade com quem depende de nós”, compartilha.

Layla também já pensa no cuidado preventivo da filha mais velha. “Assim que ela iniciar o período menstrual, quero que conheça o papel do ginecologista e obstetra de forma tranquila e sem tabus, para que entenda que o cuidado com a saúde é uma parte natural do universo feminino”, destaca.

Prevenção que salva

Em um mês marcado por ações de conscientização sobre a saúde feminina, especialmente por conta da campanha Outubro Rosa, Rafaella reforça a importância dos exames preventivos, como o papanicolau, a ultrassonografia transvaginal e a mamografia.

“Esses exames são fundamentais para o diagnóstico precoce e o sucesso no tratamento de diversas doenças. Quando a mulher se cuida, ela está cuidando de toda uma rede: da sua família, dos seus sonhos e do seu futuro”, conclui a ginecologista e obstetra.

*Com informações do IgesDF

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Seis em cada 10 motoristas de Uber não querem ter carteira assinada, diz pesquisa

 

Imagem: Divulgação/Uber

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

ALESSANDRO DA CONCEIÇÃO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Seis em cada dez motoristas da Uber no Brasil não querem ter carteira assinada, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da empresa. O levantamento ouviu 1.800 profissionais da empresa entre maio e agosto, em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os dados mostram que flexibilidade e autonomia são os valores mais importantes para a categoria, que considera o apoio público para a renovação de veículos a principal demanda em uma regulamentação possível. Do total, mesmo mantendo a renda líquida atual, 54% não aceitariam mudar para o regime de contratação pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O estudo indica ainda que 93% dos motoristas dizem se sentir motivados por causa da liberdade para escolher os dias e horários de forma independente. A autonomia é o principal atrativo, superando os benefícios tradicionais, como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 13° salário.

O perfil traçado mostra que 92% dos motoristas são homens, com idade média de 40 anos, e 90% são chefes de família, sustentando, em média, duas pessoas. Para 55%, o aplicativo é a única ou principal fonte de renda, e 69% têm rendimento líquido de até dois salários mínimos. Apesar dos baixos salários, 72% desejam continuar na atividade.

Ainda assim, a informalidade gera insegurança: 49% apontam a manutenção do veículo como principal preocupação, superando o medo de assalto (37%) ou de falta de renda em caso de acidente (36%).

A principal demanda para regulamentação é o auxílio na renovação ou troca de veículos, por meio de financiamento ou incentivos, prioridade para 52%. Em seguida, aparecem a “não intervenção do poder público” (21%) e a criação de previdência específica (17%).

A indefinição jurídica sobre o vínculo gera apreensão para 56% dos motoristas. Se uma decisão judicial impuser carteira assinada a todos, 50% afirmam que buscarão outra atividade autônoma, enquanto 34% tentariam se tornar empregados nas próprias plataformas de transporte.

Para uma regulamentação equilibrada, os motoristas destacam três pontos principais: considerar 75% da receita como custo operacional (concordância de 83%) para cobrar impostos, limitar a conexão diária a 12 horas (aceitação de 76%) e obrigar as plataformas a facilitar a inclusão no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com (76% de aprovação).

REGULAMENTAÇÃO DA CATEGORIA ESTÁ NO STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) começou a debater o processo sobre a uberização do trabalho. A ação trata de um motorista que recorreu à Justiça do Trabalho para o reconhecimento de vínculo de emprego com a Uber nos anos de 2018 e 2019. Ele ganhou nas duas instâncias da Justiça do Trabalho.

Como resultado, ganhou o direito à carteira assinada, com pagamento de 13º, FGTS e multa pelo fim do contrato. A Uber recorreu contra a decisão no STF. A empresa defende que a natureza jurídica do trabalho dos motoristas não se enquadra na CLT, por não haver relação de subordinação e sob o argumento de que o profissional escolhe a hora que trabalha.

O aplicativo também diz que a ausência de vínculo entre empresa e motoristas reforça a liberdade econômica nas relações trabalhistas no país. O processo em discussão no Supremo, por ter repercussão geral, deve impactar ainda outros trabalhos que envolvem aplicativos, como iFood e 99Taxi.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/


Viatura da PMDF capota durante perseguição em Samambaia

 

Foto: reprodução

Uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) capotou na noite desta quarta-feira (29/10/2025) durante uma perseguição policial na QR 615, Conjunto 01, em Samambaia.

Segundo informações da corporação, a equipe solicitou apoio após um indivíduo efetuar disparos de arma de fogo contra a viatura. Durante o acompanhamento, o veículo — que transportava quatro militares — acabou capotando.

Imagens registradas por moradores mostram o momento imediatamente após o acidente. Apesar do impacto, a PMDF informou que todos os policiais passam bem e não sofreram ferimentos.

O suspeito responsável pelos disparos conseguiu fugir e ainda não foi localizado. As circunstâncias da ocorrência seguem sob investigação.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

    GDF Mais Perto do Cidadão retorna pela quinta vez a Ceilândia com novidades


    Um espaço especial para tutores de animais domésticos estará disponível nesta edição do programa | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

    Serão 600 vagas, divididas entre os dois dias — 300 na sexta (140 para cadelas, 80 para cachorros, 40 para gatas e 40 para gatos) e 300 no sábado, com a mesma distribuição


    Ceilândia voltará a receber o programa GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em sua 63ª edição, nesta sexta-feira (31), das 9h às 16h, e no sábado (1º/11), das 9h às 12h. O evento será realizado no estacionamento do Cepi Ipê Branco (atrás da Praça dos Direitos) e marca a quinta vez do programa na região. Até agora, já foram atendidas mais de 40 mil pessoas em todo o DF. 
    Entre os destaques desta edição está uma novidade voltada aos tutores de animais: um trailer da Secretaria de Proteção Animal (Sepan) estará no local fazendo inscrições para castração gratuita de cães e gatos.
    Serão 600 vagas, divididas entre os dois dias — 300 na sexta (140 para cadelas, 80 para cachorros, 40 para gatas e 40 para gatos) e 300 no sábado, com a mesma distribuição. Além disso, o público poderá aproveitar um espaço especial para vacinação de pets, reforçando o cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais domésticos da região.

    “O GDF Mais Perto do Cidadão é um programa feito para as pessoas, que cresce e se renova a cada edição”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Nossa missão é levar cidadania, serviços e acolhimento para todas as regiões do DF. Em Ceilândia, somos sempre muito bem-recebidos, e por isso buscamos trazer novas ações, como o atendimento aos animais, que reforça nosso cuidado com todas as formas de vida.”

    Oferta de serviços

    Durante os dois dias, o evento reunirá serviços gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e bem-estar, além de atividades culturais, oficinas e ações de valorização da autoestima e da convivência comunitária. O público contará com atendimentos do Na Hora, Polícia Civil, Procon, Defensoria Pública, Funap, Codhab e Caesb, entre outros órgãos e parceiros do governo. As tradicionais tendas de beleza, com cortes de cabelo e maquiagem, também estarão presentes. 

    A programação cultural promete movimentar o evento. Na sexta-feira, das 10h às 11h, haverá mais uma edição da Batalha de Rimas, reunindo jovens MCs da região em uma disputa marcada pela criatividade e pela mensagem de conscientização. A iniciativa integra a campanha permanente da Sejus-DF de combate às drogas. Durante o evento, também haverá apresentações de artistas locais, com shows de axé e sertanejo, além de teatro educativo do Detran-DF e atividades infantis.

    As mães e gestantes terão atenção especial nesta edição, com o curso Nasce uma Estrela, que oferecerá orientações sobre amamentação, primeiros socorros e saúde materno-infantil. A expectativa é atender cerca de 100 mulheres durante a ação, conduzida por profissionais de saúde e doulas voluntárias.

    O evento ainda será oportunidade para casais interessados em participar da 4ª edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para 7 de dezembro. Um espaço exclusivo estará disponível para inscrições, com atendimento individualizado e apresentação de maquete do bolo e vestidos de noiva.

    Com uma combinação de serviços, cultura, cidadania e cuidado com a comunidade, o GDF Mais Perto do Cidadão segue transformando a vida de milhares de pessoas em todo o Distrito Federal — e, mais uma vez, promete colorir Ceilândia com solidariedade, oportunidades e acolhimento.

    *Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

    Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

    quarta-feira, 29 de outubro de 2025

    1º ENCONTRO DE AMIGOS DO CMDCA FORTALECE REDE DE PROTEÇÃO A INFANCIA EM ÁGUAS LINDAS




    Águas Lindas de Goiás (GO) – O 1º Encontro de Amigos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu autoridades, empresários e lideranças comunitárias em um jantar voltado para o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência no município.


    O evento teve como objetivo aproximar o CMDCA de empresários, profissionais liberais, contadores e gestores públicos, criando um ambiente de parceria e diálogo para ampliar os investimentos sociais por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


    A proposta do encontro é simples e transformadora: unir pessoas e instituições comprometidas em fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes de Águas Lindas.


    Entre os presentes, destacaram-se as *Promotoras de Justiça do Ministério Público de Goiás, Dra. Larissa e Dra. Tânia; o ex-deputado estadual Zé da Imperial; o Secretário de Administração Denildson de Oliveira; a Secretária da Mulher Sueli; o Secretário de Alternativas Penais Jaime; a Procuradora do Município Dra. Marianna Novais; representantes do mandato do Deputado Federal Rubens Otoni; o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Waltenis; o Presidente do CMDCA de Caldas Novas, Cleydson Marques; o Gerente Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélio Fogaça; o Secretário de Assistência Social Éder Nunes; a Presidente da Comissão do ECA da OAB/Taguatinga Norte, Dra. Genaína; e o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Águas Lindas, Emanuel José da Silva, além de diversos empresários, contadores e lideranças locais e regionais.*


    O encontro simboliza o início de uma nova fase de diálogo, transparência e cooperação, consolidando o CMDCA como uma instância estratégica de desenvolvimento social em Águas Lindas de Goiás.


    O presidente do CMDCA, *David Guilmour Batista dos Santos,* destacou que o momento representa um marco na articulação entre o poder público e a sociedade civil, reforçando a importância da participação social para garantir os direitos de crianças e adolescentes no município.


    A iniciativa integra as ações da gestão do prefeito *Dr. Lucas Antonietti,* que tem investido no fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância, adolescência e à promoção dos direitos sociais em Águas Lindas.


    > “Nosso propósito é mobilizar todos os setores da sociedade em prol das nossas crianças e adolescentes. Quando unimos forças, os resultados se multiplicam”, ressaltou David Guilmour, presidente do CMDCA.


    *Fonte: ASCOM – Prefeitura de Águas Lindas de Goiás*


    #ÁguasLindasDeGoiás #CMDCA #InfânciaEAdolescência #FMDCA #GestãoDrLucasAntonietti #DireitosHumanos #PrefeituraDeÁguasLindas #ASCOM

    SESSÃO SOLENE- DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA




    Na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a gestão do secretário *Éder Nunes*, realizou uma Sessão Solene em celebração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, com total apoio da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, administração do prefeito *Dr. Lucas Antonietti.*


    A solenidade foi uma proposição do vereador *Jorge Amaro*, que em sua fala destacou a importância desse momento para valorizar os idosos, reconhecer suas trajetórias e reforçar a necessidade de políticas públicas que assegurem seus direitos e bem-estar. 💙


    O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, reuniu autoridades, representantes de conselhos e idosos da comunidade. Estiveram presentes a vice-prefeita Aleandra Sousa, presidente da câmara Oliveira Júnior,o secretário de Assistência Social Éder Nunes, secretário Vanderlei Bla, os vereadores Jorge Amaro, Paulo Antonietti e Luiz de Aquino, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Cristina, e a representante dos idosos Margarete, que emocionou o público com suas palavras de gratidão e reconhecimento. 🙌


    Durante a solenidade, foram destacadas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e a importância de promover espaços de convivência e escuta ativa para a população idosa. O secretário Éder Nunes reforçou o compromisso da gestão em garantir acolhimento e dignidade aos idosos, a *vice-prefeita Aleandra Sousa* ressaltou o papel essencial da população na construção da história e do desenvolvimento de Águas Lindas.


    A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria de Assistência Social, reafirma seu compromisso em continuar ampliando programas e projetos que assegurem mais qualidade de vida, cuidado e respeito à pessoa idosa. 🌟


    *✍️ Fonte: ASCOM*

    *#DiaInternacionalDaPessoaIdosa* *#ÁguasLindasDeGoiás* *#IdososComDignidade* *#GestãoHumanizada* *#PrefeituraDeÁguasLindas*

    PREFEITURA DE ÁGUAS LINDAS REALIZA VISITA TÉCNICA A NOVA UBS DO BAIRRO ILHA BELA




    Na manhã desta quarta-feira (29), o *prefeito Dr. Lucas Antonietti, acompanhado da vice-prefeita Aleandra Sousa e do secretário municipal de Saúde, Peterson Saylon,* realizou uma visita técnica às obras da nova *Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ilha Bela.*


    A unidade será uma UBS Tipo II, com capacidade para atender até 250 pacientes por dia, oferecendo estrutura moderna e amplos espaços para acolher a população com mais conforto e eficiência. O novo equipamento de saúde beneficiará não apenas os moradores do bairro *Ilha Bela,* mas também das regiões vizinhas *Mansões Itamaracá* e *Mansões Village,* ampliando a cobertura da Atenção Básica no município.


    As UBSs Tipo II são projetadas para oferecer atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e outros serviços essenciais de forma integrada, fortalecendo a atenção primária à saúde — porta de entrada fundamental para o SUS.


    A obra faz parte do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás. Com investimento total de R$ 2.339.900,00 (dois milhões, trezentos e trinta e nove mil reais). A construção teve início em abril de 2025 e tem previsão de conclusão para abril de 2026.


    Durante a visita, o prefeito *Dr. Lucas Antonietti* destacou o compromisso da gestão em levar saúde de qualidade a todos os bairros.


    > “Estamos investindo em estrutura e humanização no atendimento. Essa UBS vai melhorar significativamente o acesso da comunidade à saúde pública”, afirmou o prefeito.


    A obra da UBS Ilha Bela é mais um passo importante no avanço da rede municipal de saúde, reafirmando o compromisso da administração com o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos águas-lindenses.


    📸 Fonte: ASCOM

    #ÁguasLindasDeGoiás #Saúde #UBSIlhaBela #TrabalhoQueAvança #NovoPAC #GovernoFederal #PrefeituraDeÁguasLindas #SaúdeParaTodos

    PCDF prende pedreiro acusado de cometer três homicídios no DF e em Goiás

     

    Foto: reprodução

    A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP), prendeu Joaquim Damaceno Silva, de 47 anos, pedreiro e morador de Planaltina de Goiás, acusado de três homicídios com extrema crueldade ocorridos em Planaltina/DF, Sobradinho/DF e Planaltina/GO.

    A prisão foi realizada na última sexta-feira (24/10) durante a Operação Thanatos, deflagrada pela CHPP. A investigação teve início a partir da morte de um homem encontrado carbonizado em abril de 2020, mas acabou revelando o envolvimento do suspeito em outros dois assassinatos.

    Homicídio de 2020 – Planaltina/DF

    Joaquim e um comparsa teriam assassinado um cliente deficiente físico do bar pertencente ao autor, após uma discussão durante um jogo de sinuca. A vítima foi golpeada com facadas, levada até o Córrego do Arrozal e teve o corpo incendiado. Ambos foram indiciados por homicídio duplamente qualificado — por motivo fútil e impossibilidade de defesa — e ocultação de cadáver.

    Homicídio de 2018 – Sobradinho/DF

    Em 26 de fevereiro de 2018, Joaquim matou um cliente de 37 anos que teria “piscado” para sua esposa. Ele atraiu a vítima sob o pretexto de dar uma carona, levou-a até uma área de mata e a executou com golpes de facão pelas costas. O investigado confessou o crime, sendo indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

    Homicídio de 2023 – Planaltina de Goiás

    O terceiro assassinato ocorreu em 2023, quando Joaquim matou o vizinho, de 30 anos, após desentendimento relacionado ao comportamento da vítima, que costumava circular nua em casa. O autor o convidou para beber, mas o atacou com um podão, atingindo o pescoço. A vítima tentou fugir, mas morreu ao se enroscar em uma cerca de arame farpado.

    Investigações e apelo à população

    A PCDF destaca a alta periculosidade do investigado e não descarta o envolvimento dele em outros homicídios ainda não identificados.

    A corporação divulgou a imagem de Joaquim Damaceno Silva e solicita que qualquer pessoa que tenha informações sobre outros crimes cometidos por ele entre em contato com o Canal de Denúncias 197, garantindo sigilo absoluto.

    Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

    PCDF deflagra operação contra quadrilha especializada em furto de cabos e lavagem de dinheiro

     

    Foto: PCDF

    A ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em Ceilândia

    A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deflagrou a Operação Powercut II com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em furtos de cabos de energia, telefone e internet, além de crimes relacionados à lavagem de capitais.

    A ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em Ceilândia, Taguatinga e Riacho Fundo (DF), além de cidades nos estados de Goiás e Rondônia.

    De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava de forma estruturada e com divisão de funções: uma equipe era responsável pelos furtos, outra pela negociação dos materiais e uma terceira pela dissimulação e lavagem dos produtos furtados. Um grupo empresarial foi identificado como responsável pela receptação do cobre extraído dos cabos e pela movimentação financeira ilícita.

    A primeira fase da operação, deflagrada em 31 de outubro de 2024, já havia resultado no cumprimento de mandados de prisão e busca, além do bloqueio de mais de R$ 5 milhões em contas bancárias ligadas aos investigados.

    A Powercut II representa a continuidade das ações da PCDF para desmantelar toda a cadeia criminosa envolvida no furto, receptação e comercialização ilegal de cabos de transmissão no Distrito Federal e em outros estados.

    Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

    Com investimento de R$ 1,5 milhão, GDF inicia renovação do asfalto em quadras de Sobradinho

     

    A Novacap começou a recapear as vias de Sobradinho; o primeiro trecho em obras fica entre as quadras 8 e 13 | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília


    A meta é melhorar a infraestrutura viária e oferecer mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres


    O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início às obras de recapeamento em vias de Sobradinho. Executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), as intervenções começaram na última semana e somam investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. O primeiro trecho contemplado tem 1.660 metros de extensão, compreendendo o percurso entre as quadras 8 e 13 da região administrativa.

    O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início às obras de recapeamento em vias de Sobradinho. Executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), as intervenções começaram na última semana e somam investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. O primeiro trecho contemplado tem 1.660 metros de extensão, compreendendo o percurso entre as quadras 8 e 13 da região administrativa.  

    Segundo o diretor de Obras da Novacap, André Luiz Oliveira Vaz, o serviço inclui a fresagem do pavimento antigo e a aplicação de duas camadas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), com a instalação de geogrelha entre as camadas — tecnologia que reforça a estrutura do asfalto e amplia sua durabilidade. “A ideia é melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança viária à população. Há previsão para que outras vias também recebam esse tipo de intervenção, mas a execução depende da disponibilidade de recursos”, explica o diretor.