CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA
CAMPANHA-MERENDA NUTRITIVA

terça-feira, 30 de abril de 2024

PM se pronuncia após dar tapa na cara de mãe que agredia a filha

 

Foto: Reprodução

"Por trás de uma farda existem pessoas, um homem, uma mulher e mãe”, disse a militar


A policial militar Fabíola Aniely da Conceição foi filmada no momento em que deu um tapa no rosto de uma mãe suspeita de espancar a filha de 11 anos. O caso aconteceu na última sexta-feira, 26, em Vitória de Santo Arão, no Pernambuco. Fabíola se pronunciou sobre a agressão por meio das redes sociais.

No vídeo, repostado pela página “Fato Vitória”, que publica notícias locais, a policial militar afirma que falhou, mas que “atrás de uma farda existem seres humanos” e negou que tenha disponibilizado qualquer chave Pix com o objetivo de arrecadar dinheiro para pagar um advogado.

“A minha intenção nunca foi me promover em cima de ocorrência nenhuma. Tudo que eu faço é com amor e carinho. Amo minha profissão. Hoje a minha maior preocupação não é o engajamento nem a quantidade de xingamento que eu tô recebendo, não é se eu vou ser punida ou não. A minha principal preocupação é a saúde da criança, como ela tá, porque ela sofreu agressão física e principalmente psicológica”, diz Fabíola Aniely.

A policial pontua que recebeu apoio de seus colegas de profissão que estavam no local da ocorrência, incluindo o oficial responsável durante aquele dia e o comandante do batalhão. Ela ainda agradeceu o apoio da sociedade em geral, como advogados, políticos, psicólogos, além da própria família. Fabíola, entretanto, explica que, por fazer parte de uma instituição militar, existem vários procedimentos que são “de praxe”.

“Eu não sei se vou ser punida, porém, se for, eu vou cumprir porque estamos sujeitos a falhas. Eu falhei, porém, atrás de uma farda existem seres humanos. Enquanto o serviço de segurança pública for efetuado por pessoas e não for substituído por máquinas, robôs ou algo parecido, vão haver falhas. Por trás de uma farda existem pessoas, um homem, uma mulher e mãe”, finalizou a policial.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Brasil tem recorde de casos de Dengue em 2024

 

Aedes aegypti.

Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil tem 4 milhões de casos (prováveis e confirmados) de dengue.


O Brasil tem quatro milhões de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira, 29, o país registrou 4.127.571 casos nos últimos meses, taxa inédita.

No momento, 1.937 mortes foram confirmadas desde janeiro e 2.345 seguem em investigação. Este é o maior número na história, tendo 2015 como ano mais aterrorizante, com 1.688.688 casos.

Casos de dengue - série histórica

2017 - 239.389

2018 - 262.594

2021 - 531.922

2014 - 589.107

2012 - 589.591

2011 - 739.370

2020 - 948.533

2010 - 1.011.548

2022 - 1.420.259

2013 - 1.454.871

2016 - 1.483.623

2019 - 1.545.462

2023 - 1.658.816

2015 - 1.688.688

O que é Dengue ?

É uma doença que provoca sintomas como febre, manchas vermelhas na pele e dor no corpo, causada por um vírus transmitido pela fêmea do Aedes aegypti.

Existem quatro sorotipos de dengue no território nacional, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 mas somente Minas Gerais registrou, até o momento, a presença de todos. Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida, ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após intervalo da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.

Fonte: https://www.dm.com.br/

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mães de Goiás: confira como retirar cartão do programa

 

Programa Mães de Goiás contempla 155 mil pessoas nos 246 municípios goianos

Beneficiária deve manter contato atualizado no CadÚnico para ser avisada sobre dia e local de entrega no município


Iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, o programa Mães de Goiás garante renda extra de R$ 250 a famílias com crianças de 0 a 6 anos e renda per capita de até R$ 109. Para receber o benefício, a mãe deve ter o cartão do programa, que é entregue no próprio município onde ela reside, em dia e local comunicado por ligação telefônica e SMS. Em caso de ausência no evento de entrega oficial, o cartão fica disponível para retirada em Goiânia a partir do dia 10 do mês seguinte.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que operacionaliza o programa, o Mães de Goiás superou a marca de 155 mil beneficiárias nos 246 municípios goianos. O titular do órgão, Wellington Matos, reforça que a entrega do cartão é feita diretamente à beneficiária, e a pessoa comtemplada recebe o aviso do dia, horário e local da retirada por ligação telefônica e SMS. “O número utilizado para fazer o contato é o informado no seu CadÚnico. Por isso é fundamental manter os dados sempre atualizados junto ao Cras”, alerta.

Matos explica que, quando a mãe por algum motivo não retira o cartão no evento de entrega no município, o item retorna para a sede da pasta, em Goiânia, onde fica disponível a partir do 10 do mês seguinte. Para fazer a retirada, ela deve procurar o local e apresentar documento de identificação com foto. Uma terceira pessoa pode pegar o cartão em nome da titular, desde que apresente procuração com assinatura reconhecida em cartório e cópias dos documentos pessoais da beneficiária.

“É de interesse do Governo de Goiás que todas as mães contempladas desfrutem do recurso disponibilizado pelo programa”, completa o secretário Wellington Matos. Ele lembra que a participação no Mães de Goiás não impede a família de receber outros benefícios sociais.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Incêndio destrói barracão em Caldas Novas

 

— Divulgação: CBMGO

O fogo se espalhou pelo local e estava muito próximo de outra residência que fica no mesmo terreno


Um barracão de dois comôdos ficou completamente destruído após um incêndio que aconteceu por volta das 15h48, no Bairro Itaguaí em Caldas Novas, na tarde de sábado, 27. Não houveram vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMGO), o fogo já havia tomado a parte área externa da casa, onde estavam estacionados um carro, duas motos e vários materiais inflamáveis utilizados em serviços de tapeçaria e estofamento.

Os bombeiros tiveram dificuldades em controlar o incêndio devido ao veículo em chamas, que estava estacionado e bloqueava parcialmente a entrada do imóvel. O fogo se espalhou pelo local e estava muito próximo de outra residência que fica no mesmo terreno.






Incêndio destrói barracão em Caldas Novas

O barracão era usado para trabalho e dentro do local haviam máquinas que eram ulitzadas para costurar as tapeçarias. Todos os equipamentos foram danificados pelo fogo.

Além do imóvel que ficou comprometido, as perdas materiais foram o veículo, um Fiat Uno que ficou totalmente destruido, duas motos, uma carretinha de reboque, duas bicicletas, ferramentas e materiais usados para tapeçaria e estofamento.

A causa do incêndio ainda não foi determinada.

Fonte:  https://www.dm.com.br/


Mulher fica ferida após se envolver em acidente na GO-010

 

foto do momentos que os bombeiros estavam atendendo uma vitima

Incidente ocorrido na noite de sexta-feira, próximo ao trevo do Setor Morada do Sol, envolvendo uma moto e montes de terra de uma obra no local


Uma mulher ficou ferida após se envolver em um acidente na GO-010, no trevoo do Setor Morada do Sol, em Senador Canedo, na noite da última sexta-feira, 26.

De acordo com as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), um batalhão da corporação que fica na região foi chamado para atender a ocorrência.

Conforme os Bombeiros, a mulher estava na garupa de uma moto, quando ao passar pelo local, que está em obras, o condutor da motocicleta colidiu com os montes de terra e foi arremessado em uma vala de três metros de altura.

Segundo as informações divulgadas, o piloto da moto não sofreu nenhum ferimento grave e recebeu atendimento médico no local.

A mulher que estava na garupa foi encontrada consciente e com suspeita de fratura expota no fêmur e no tornolezo direito. Ela recebeu os primeiros socorros e em seguida foi levada para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Motorista atropela entregador e foge


 – Foto: Reprodução: PMGO

O entregador está internado no Hugo e seu estado de saúde é regular


Um entregador de aplicativo de 21 anos, foi atropelado na noite domingo, 28, no setor Marista em Goiânia, por um motorista em um carro de luxo que furou o sinal vermelho e fugiu sem prestar socorro.

Testemunhas relataram a Polícia Militar (PMGO), que o motorista de um Audi, passava pela avenida Portugal, esquina com a avenida D, setor Oeste. ultrapassou o sinal vermelho em alta velocidade quando acertou a moto e arremessou a vítima contra uma porta de vidro de um estabelecimento.

O entregador de app identificado como Dhemerson Jean Araújo Rodrigues estava inconsciente e apresentava sangramento quando foi atendido pelo Corpo de Bombeiros (CBMGO). Diversos entregadores de app compareceram no local para prestar apoio para a vítima.

Dhermerson foi levado para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e seu estado de saúde é regular.

Populares tentaram impedir que o motorista do Audi fugisse do local, no entanto, ele conseguiu ir embora do loca a pé, deixando o carro trancado e estacionado cerca de um metro da calçada. Os veículos foram removidos para o pátio do Detran.

O caso deverá ser investigado pela Delegacia Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT).

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Motociclista morre em acidente na GO-154

 

Samara Raphé Camilo

A vítima chegou a ser socorrida e apresentava lesões na perna e fratura no braço esquerdo, após ser levada para UPA, foi transferida para um hospital em Uruaçu


Uma motociclista de 20 anos, morreu após colidir de frente contra uma picape que trafegava no sentido contrário da GO-154, no sábado, 27, próximo ao município de Ceres, região central de Goiás.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros (CBMGO), Samara Raphé Camilo chegou a ser socorrida e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A vítima apresentava lesões na perna e fratura no braço esquerdo.

Mas devido a gravidade do seu estado de saúde, Samara precisou ser transferida para um hospital de Uruaçu. No entanto, a jovem não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento médico.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), esteve no local para registrar a ocorrência e isolar a área do acidente até a chegada da perícia técnica.

Não foi informado o estado de saúde do motorista da picape e nem se houveram mais pessoas feridas.

Samara foi velada no município de Carmo do Rio Verde, e o sepultamento do seu corpo foi realizado no domingo, 28.

Fonte: https://www.dm.com.br/

Acidente na GO-020: homem morre e mulher fica ferida

 

— Foto: Divulgação CBMGO

O veículo colidiu contra guard rail na zona rural de Bela Vista de Goiás e saiu da pista


Um homem morreu e uma mulher ficou ferida em um acidente na GO-020, na zona rural de Bela Vista de Goiás, na manhã desta segunda-feira, 29. A mulher ficou presa as ferragens.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros (CBMGO), uma equipe foi enviada para realizar o socorro de um casal que havia sofrido um acidente na rodovia após bater o veículo contra guard rail e sair da pista.


— Foto: Divulgação CBMGO

A morte do motorista foi confirmada ainda no local. A mulher ficou presa nas ferragens e foi necessário utilizar ferramentas para desencarceramento. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

A Polícia Técnico-Científica foi chamada para investigar as circunstâncias do acidente. A Polícia Civil (PCGO) investiga o caso.

Fonte:  https://www.dm.com.br/


domingo, 28 de abril de 2024

Secretário Municipal de Saúde EVANDRO DO CETEP consegue, com habilidade, conter a dengue em Águas Lindas de Goiás.




Em fevereiro quase 5 mil atendimentos de dengue e em março 2mil atendimentos, uma redução   de mais de 50% resultados positivos das ações realizadas.

*Desde janeiro que não há óbitos por dengue em Águas Lindas de Goiás*


As ações continuam e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão nas ruas.

Pede- se que a população continue atenta e também atuante no sentido de limparem sempre seus domicilios para evitarem os focos da dengue.


Com um trabalho intenso e contínuo desde quando assumiu a pasta da saúde no município de Águas Lindas de Goiás que EVANDRO DO CETEP com habilidade conseguiu conter o avanço da dengue.

A colaboração de toda equipe da saúde e também de diversas pastas do município fez com que os índices diminuísse consideravelmente.

Ações de manejo e o dia D de combate à dengue onde houve grande movimentação, também foram essenciais para obtenção dos resultados positivos.

A conscientização da população para manter seus lotes limpos e sem foco da dengue, permanece, assim como toda equipe da saúde que continua no trabalho de visitas ais lares e as abordagens em lotes baldios.

Saúde é coisa séria e a gestão do prefeito LUCAS ANTONIETTI tem como prioridade oferecer uma saúde de qualidade a população e nessa missão de determinação do prefeito, o Secretário Municipal de Saúde EVANDRO DO CETEP vem cumprindo a risca.





*Moisés Tavares*

Jornalista-DRT-0001428/GO

sábado, 27 de abril de 2024

Morre Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, aos 51 anos

 

Foto: Reprodução/Internet

Cantor lutava contra um câncer raro inguinal desde 2022.



O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada no Instagram oficial da banda.

O artista lutava contra um câncer raro inguinal desde 2022. O cantor recebeu a notícia de que estava curado da doença em dezembro do mesmo ano. No entanto, quatro meses depois, ele anunciou a retomada do tratamento.

Anderson teve uma piora no estado de saúde na manhã desta sexta-feira (26) e seu quadro era considerado gravíssimo. Ele havia sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (22).

"Nosso guerreiro lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda familia, amigos e sua imensa legião de fäs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos", diz a nota.

Fonte: https://www.dm.com.br/


Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, tem piora e estado é gravíssimo

O cantor segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, teve uma piora no estado de saúde na manhã desta sexta-feira (26). O cantor de 51 anos segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com a equipe do artista, o quadro é considerado gravíssimo. Na última segunda-feira (22), 11 dias após ir para o quarto, Anderson apresentou piora e precisou voltar para a UTI. A família chegou a iniciar uma campanha pedindo doação de sangue em seu nome.

"O Hospital Unimed-Rio informa que Anderson de Oliveira foi transferido para a unidade de terapia intensiva. No momento, não há previsão de alta do paciente dessa unidade", informou o boletim médico no início da semana.

O vocalista do grupo Molejo trata um câncer na região inguinal desde 2022. O cantor recebeu a notícia de que estava curado da doença em dezembro do mesmo ano. No entanto, quatro meses depois, ele anunciou a retomada do tratamento.

No fim de março deste ano, Anderson também já havia sido internado e ficou quatro dias na UTI para tratar um quadro de insuficiência renal.

Fonte:  https://www.dm.com.br/