ELEIÇÕES DF
COLIGAÇÃO TEM ATÉ DIA 15 PARA SUBSTITUIR JOSÉ ROBERTO ARRUDA
SURGEM OS PRIMEIROS NOMES PARA SUBSTITUIR ARRUDA NA DISPUTA PELO GDF
Por: Rodrigo Vilela
O Partido da República (PR) tem até o próximo dia 15 para substituir o nome do ex-governador José Roberto Arruda na disputa pelo Governo do Distrito Federal. O candidato foi enquadrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF na Lei da Ficha Limpa e tenta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberar sua candidatura. O julgamento foi suspenso após o ministro Gilmar Mendes pedir vista do recurso da defesa. Não há prazo para que o julgamento seja retomado.
PR tem até o próximo dia 15 para substituir candidatura de José Roberto Arruda (Foto: Divulgação/PR)
Nesta terça (9), o candidato sofreu mais uma derrota jurídica. Por três votos a um, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitaram o recurso de Arruda. O ex-governador pretendia anular a decisão do dia 9 de julho que o condenou por improbidade administrativa.
Caso o ex-governador seja derrotado no STJ, a defesa prometeu levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter José Roberto Arruda na disputa pelo Buriti. Com as complicações judiciais em torno da campanha de Arruda, alguns nomes ganham força para substituir o candidato.
Flávia Peres, mulher de Arruda, é cogitada para assumir a empreitada. Flávia está gravida, o frenético ritmo de uma campanha eleitoral pode pesar na decisão. A substituição de um candidato ficha-suja por sua esposa, não é novidade na política do DF. No ano de 2010 o candidato ao governo Joaquim Roriz (PRTB) fez essa manobra colocando Weslian Roriz em seu lugar nas urnas, acabou derrotada por Agnelo Queiroz (PT).
O senador Gim Argello (PTB), que sentou na cadeira após renúncia de Joaquim Roriz, também aparece como possível substituto de Arruda. Com o pífio desempenho nas pesquisas de intenção de voto, esta seria uma saída honrosa para Gim. O senador aparece em terceiro lugar nas pesquisas e dificilmente será eleito.
Por último, o candidato a vice-governador na coligação de Arruda, Jofran Frejat (PR), é outro nome viável para encabeçar a chapa. O candidato ocupou por duas vezes a chefia Secretaria de Saúde no governo Roriz e seria uma espécie de representante do “rorizismo”.
Fonte:Diário do Poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário