Postado por Moisés Tavares

Elaboração de metas e consolidação de medidas para combater a criminalidade em todo o Estado. Esses e outros assuntos foram discutidos na manhã desta quinta-feira, dia 17, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O encontro, que foi presidido pelo governador Marconi Perillo, reuniu o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita; comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves; e o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski. Também participaram do encontro, comandantes da PM e delegados responsáveis pelas Regiões Integradas de Segurança (Risps).
Em menos de duas semanas é segunda convocação que o governador faz para avaliar o cumprimento de metas estabelecidas pelo Goiás Cidadão Seguro. O programa, que foi lançado no ano passado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), dividiu o território goiano em 15 Regiões Integradas de Segurança (Risps) compostas por 36 Áreas Integradas de Segurança (Aisps). Cada Aisp engloba vários municípios ou bairros. O programa tem como meta anual reduzir em 10% o número de homicídios, além de contribuir com a redução de outras modalidades de crimes.
Na primeira avaliação trimestral do programa realizado no último dia 3 de abril, o governador já havia apresentado à sociedade goiana relatório das ações realizadas pelo programa. A partir de agora a SSP ampliará de 15 para 18 o número de Risps, mas deve manter o número de Aisps. A divisão do Estado em áreas tem como objetivo aumentar a integração das Polícias e otimizar as ações policiais. Segundo Marconi Perillo, a regulamentação dessa mudança está em fase de conclusão na Casa Civil.
Durante o encontro desta quinta-feira, o governador destacou que a prioridade é a redução dos assassinatos, mas esse trabalho integrado também refletirá na diminuição de outros crimes. “Estamos esperançosos que com essas metodologias novas, com a definição e estipulação de metas vamos conseguir ter um resultado melhor do que o do ano passado”, pontuou. O governador informou ainda que o Governo de Goiás está elevando o estímulo dos policiais, através da reestruturação das carreiras.
Em Goiânia, o governador destacou que deverá participar de reunião com o prefeito da capital, para definirem a consolidação de parcerias e viabilização de medidas que possam contribuir com a redução da criminalidade. A atenção especial será voltada para as Aisps que atendem as regiões do Centro e Campinas, que concentram grande incidência de moradores de rua. O encontro deve discutir o atendimento dessas pessoas vítimas ou autores de crimes.
*Com informações do Goiás Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário