quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ministro da Educação e Marconi Perillo participam de solenidades em Goiânia e Aparecida

Postado por Moisés Tavares
Eles participaram da entrega de certificados de qualificação profissional do Pronatec na capital e da inauguração de um Cmei construído com tecnologia inovadora na cidade vizinha
Wagnas Cabral
Maguito Vilela, Henrique Paim e Marconi Perillo em solenidade em Aparecida de Goiânia
Thiago Burigato
O ministro da Educação, Henrique Paim, e o governador Marconi Perillo (PSDB) estiveram ao lado de diversas autoridades nesta terça-feira (1º/4) para a entrega de certificados de qualificação profissional do Pronatec, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, e para a inauguração de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em Aparecida de Goiânia.
Pela manhã, o ministro e o governador estiveram ao lado do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB) para a entrega das obras dos centros educacionais. Um dos três inaugurados nesta terça, no setor Serra Dourado, batizado Olaídes Bonifácio da Silva, é um dos primeiros do país a ser construído com tecnologia inovadora canadense, e está sendo implantado em diversos Estados. A obra é resultado de parceria do governo federal com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
A tecnologia não-convecional, que utiliza PVC e concreto, reduziu o tempo médio de construção de uma unidade de dois anos para cerca de 90 dias. Estão previstos a construção de mais 16 Cmeis desse tipo em Aparecida, cada um atendendo a 120 crianças.
De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o governo federal por meio do MEC está trabalhando pela melhoria da educação no país, investindo na construção de unidades educacionais que vão desde a educação infantil à pós-graduação. “A meta do governo federal é construir até o final deste ano seis mil creches em todo o país e a redução no tempo de construção das creches nos deixa satisfeito, pois com menos tempo iremos atender mais crianças no país. A criança quando frequenta uma creche de qualidade, tem mais chances de chegar a uma universidade e com isso melhorar o seu futuro”, enfatizou.
Durante a solenidade, Maguito agradeceu a Marconi pelas “excelentes parcerias que o governo do Estado tem celebrado com o município”, e recebeu de volta a afirmação de que o governador fez questão de prestigiar a parceria já que o Estado tem celebrado grandes acordos tanto com o governo federal quanto com a Prefeitura de Aparecida. Marconi agradeceu também a Paim pela forma republicana com que sempre foi tratado pelo governo federal, e pelo aporte de recursos disponibilizados para investimentos na área da educação.
“Quando o senhor era secretário do Ministério e (Aloísio) Mercadante, ministro, foram muito generosos com o nosso Estado”, afirmou o governador. “Viabilizaram muitas escolas Padrão Século 21, e o maior volume de obras na área para Goiás.” Ele ressaltou que 1.050 escolas públicas estaduais foram reformadas até o momento e, que, para este ano, a previsão é entregar 513 quadras cobertas.
Na solenidade de entrega dos certificados do Pronatec, em Goiânia, Marconi frisou mais uma vez a sinergia entre os governos estadual e federal. “Com nossa economia crescendo acima da média nacional, nosso desafio, mais do que nunca, é aumentar a produtividade dos nossos trabalhadores. Para isso, é necessário que façamos investimentos cada vez maiores na qualificação profissional e na inovação tecnológica. Daí a importância de ações e programas como o Pronatec e, no caso de Goiás, do Bolsa Futuro”, disse.
Ele destacou o Bolsa Futuro como o maior programa estadual de qualificação profissional do país, considerando-o um importante aliado do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Já alcançamos 110 mil goianos de baixa renda capacitados. Na parcela do programa sem o incentivo financeiro, destinada aos goianos de qualquer renda, já alcançamos 230 mil certificações.”
Fonte:Jornal Opção
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário